A Obesidade Atinge 40% da População Mundial
A obesidade atinge mais de 650 milhões da população mundial, é considerada uma doença e designada pela comunidade médica como a Pandemia do século XXI.
As estatísticas indicam que estes números têm tendência a subir e o pós pandemia veio confirmar isto. Se adicionarmos também as pessoas com excesso de peso, o número está acima de 1,9 bilhão. O que indica uma percentagem alarmante de 40% de pessoas no mundo!
A Covid 19 é uma doença infecciosa que requer alerta máximo e prevenção como se percebeu, e que já matou milhares de pessoas no mundo. Mas a obesidade e as suas doenças associadas, matam pelas estatísticas da OMS, pelo menos 2,8 milhões a cada ano.
A obesidade e o excesso de peso podem torná-lo mais vulnerável a outras doenças infecciosas como a Covid 19 e outras novas doenças que surgiram após a pandemia.
Existe um lado positivo: a obesidade pode ser facilmente evitada. A Ayurveda pode ajudá-lo a reverter a obesidade e os seus efeitos. O único preço que tem que pagar é a disciplina e dedicação, e para isso pode recorrer à ajuda de um terapeuta de ayurveda. Saiba o que é a Medicina Ayurveda.
O que é Obesidade?
A obesidade é quando o corpo tem gordura a mais daquilo que necessita para as suas funções corporais, causando excesso de peso. Para determinar se o peso é excessivo, existe um indicador designado de Índice de Massa Corporal (IMC). É definido como o peso de uma pessoa em quilogramas dividido pelo quadrado da sua altura em metros (kg/m2).
IMC = peso/ (altura em metros)^2 . Se o seu IMC for superior a 25, está com excesso de peso e se o IMC for superior a 30, está com obesidade.
O que Causa a Obesidade?
Alguns cientistas atribuem condições socioeconómicas como a riqueza, urbanização, anúncios de determinados alimentos e indisponibilidade de opções de alimentos saudáveis. Outros consideram o estilo de vida e os hábitos pessoais, como a falta de exercício físico e as escolhas alimentares. Certas doenças e condições genéticas que afetam o equilíbrio hormonal e o metabolismo, também podem causar obesidade, mas neste caso devemos perceber como as coisas começam.
Seja qual for o motivo, a obesidade é basicamente um desequilíbrio de energia no seu corpo. Quando ingere mais energia do que o seu corpo gasta diariamente em diferentes tarefas, o excesso de energia é armazenado. Este armazenamento é principalmente na forma de gordura. A gordura é armazenada em células especiais chamadas adipócitos do tecido adiposo. O tecido adiposo é encontrado principalmente abaixo da pele e à volta dos órgãos internos e intestinos. É essa gordura que aumenta o seu peso corporal.
Numa dieta vegetariana é pobre em gordura que não é benéfica para o organismo. Conheça os alimentos saudáveis de uma alimentação vegetariana.
Excessos e Escolhas Alimentares Erradas
A causa mais comum da obesidade é o consumo excessivo de calorias na forma de açúcares e gorduras. Diferentes tipos de açúcares são os principais culpados, pois têm elevadas quantidades de energia, mas sem quaisquer outros nutrientes benéficos ou fibras. São exemplos, a farinha refinada, o fast food, os alimentos embalados processados, bebidas como refrigerantes e sumos de garrafa, representam a maior parte dos açúcares que não deveriam ser consumidos. As batatas fritas, da cultura do fast food, fornecem calorias e gorduras que não saudáveis para o corpo.
Em vez de escolher pães de farinha refinada, batatas fritas, sumos em conserva, sobremesas, e outros, deve optar por dietas (alimentação diária) com grãos integrais, vegetais, frutas e outras opções saudáveis.
Quando açúcares e carboidratos são fornecidos em excesso ao organismo, em todas as refeições, desencadeia a secreção de insulina (hormona do pâncreas). A insulina sinalizará aos adipócitos para reter a gordura armazenada, porque a função da insulina é queimar o açúcar para obter energia. Conheça os 10 princípios para uma alimentação saudável.
Estilo de vida sedentário
O estilo de vida sedentário moderno reduz ainda mais o gasto das calorias ingeridas pelos maus hábitos alimentares referidos anteriormente. Conveniências como elevadores e escadas rolantes levam-no ao destino. Cronogramas e prazos obrigam-no a usar transportes mais rápidos do que as distâncias a pé. Tudo isto tornou ainda mais o exercício físico uma tarefa adicional que devemos fazer para nos mantermos saudáveis.
O estilo de vida nas grandes cidades tornou-se demasiado acelerado, provocando sistemas imunitários debilitados nas pessoas. Praticar um estilo de vida saudável reduz a ansiedade e o stress.
Fatores Genéticos
Muitos estão predispostos a ganhar peso e ficar obesos, devido à condição genética. Alguns genes que podem causar maior armazenamento de gordura e eles podem estar presentes em si. Existem cerca de 40 genes ligados ao peso. Mas para que esses genes o tornem obeso ou com excesso de peso, eles precisam de estar em contato com o fornecimento constante de altas calorias e hábitos sedentários.
Alguns distúrbios genéticos, como a síndrome de ‘Prader Willi’, podem causar obesidade.
Causas Médicas da Obesidade
Existem algumas doenças que o podem tornar obeso.
O hipotireoidismo é o mais comum. Outros são a deficiência de hormonas do crescimento, síndrome de ‘Cushing’, entre outros. Todas estas condições prejudicam a capacidade do corpo de converter açúcar em energia.
Fatores Mentais e Emocionais
Comer, especialmente consumir açúcares, ativará o “sistema de recompensa” no cérebro. O que aparentemente o vai fazer sentir bem. Muitos tendem a confortar-se com comida quando enfrentam desafios emocionais. Este padrão de alimentação, chamado de “compulsão alimentar” está associado à fome emocional, stress, ansiedade e depressão. O alimento assim consumido obviamente não é requerido pelo organismo. É como uma droga que dá alívio e conforto emocional temporário. Desta forma, as calorias extra vão aumentar o armazenamento de gordura.
Esteja atento aos sinais e sintomas do stress, saiba como reduzir.
Uso de Medicamentos que Agravam a Obesidade
Alguns medicamentos como antipsicóticos, antidepressivos e esteróides são conhecidos por aumentar o peso corporal.
O consumo mundial de medicamentos para a depressão e saúde mental aumentou exponencialmente após a pandemia. Fique a conhecer como a Ayurveda aborda a saúde mental de uma forma natural e preventiva.
Por que Não é Saudável o Excesso de Gordura no Corpo?
A obesidade pode causar uma série de efeitos nocivos no corpo e pode levar a situações de risco de vida graves.
Síndrome metabólica
O excesso de gordura causa resistência à insulina. Ou seja, a insulina não é capaz de transportar a glicose do sangue de forma eficiente para as células e convertê-las em energia. Assim, o excesso de açúcar circula no sangue, resultando em diabetes. Este processo também desencadeia a retenção de sódio e o aumento do volume sanguíneo, provocando tensão alta
Quando o corpo armazena muita gordura, vai aumentar os triglicerídeos e lipídios de baixa densidade no sangue. Essas são as “gorduras más”. Para além disso, a gordura boa ou os lipídios de alta densidade serão menores. Isto leva ao aumento do risco de doenças cardíacas.
Este conjunto de condições é chamado de síndrome metabólica. Aumenta o risco de doenças cardíacas e derrames.
Inflamação e artrite
Os altos níveis de gordura e insulina também desencadeiam uma resposta inflamatória e causam inflamação crónica no corpo. A inflamação crónica e o excesso de peso, em conjunto, pode levar à artrite e a outras doenças degenerativas.
Risco de cancro
A obesidade também está associada ao aumento do risco de cancro do sistema digestivo, tireóide, rim, entre outros.
Problemas hepáticos
Gordura no fígado não alcoólico e pedras na vesícula biliar, são mais encontrados em pessoas obesas do que nas outras.
Desequilíbrio hormonal
A obesidade causa desequilíbrios das hormonas sexuais em homens e mulheres. Saiba como a yogaterapia pode tratar os desequilíbrios hormonais.
Porque é Difícil Perder Peso?
Uma vez que se torna obeso, a gordura armazenada altera o mecanismo de gestão de energia do corpo. Normalmente, hormonas chamadas leptina, adiponectina, grelina, etc., equilibram a ingestão de energia, provocando fome, saciedade, etc. Estas hormonas também são responsáveis pelo gasto de energia, desviando as gorduras e os açúcares para os músculos para queima, ou para o fígado e tecidos para armazenamento. Os efeitos dessas hormonas diminuem quando ficamos obesos.
As dietas são muitas vezes difíceis de sustentar porque a perda de gordura do armazenamento resulta no desencadeamento de hormonas responsáveis pelo apetite e redução do gasto de energia. Saiba mais sobre dietas.
De forma simples, a versão mais gorda torna-se o ‘novo normal’ para o corpo e o mecanismo inato de homeostase tenta manter isso.
O corpo constantemente produz uma sensação de fome e mesmo que coma menos, os níveis de insulina no sangue permanecem altos. A insulina alta, por sua vez, impede que a gordura armazenada seja libertada.
A Visão Ayurveda da Obesidade
É notável que a obesidade seja explicada em detalhes nos textos clássicos ayurvédicos. Isto deixa claro que o problema já existia à séculos atrás. Eles identificaram isso como um problema de saúde e entenderam as implicações do excesso de gordura em todos os sistemas de órgãos e no próprio tempo de vida dos mesmos.
Não apenas o processo por de trás da obesidade, mas também os problemas e as complicações associados foram categoricamente identificados e explicados.
As causas explicadas são principalmente as óbvias para a ayurveda. O excesso de alimentação, especialmente alimentos gordurosos e gordurosos pesados, estilo de vida sedentário, sono diurno e sono excessivo são as apontadas. A suscetibilidade hereditária à obesidade também foi observada e documentada.
É importante saber comer de forma saudável e equilibrada.
Detalhando a patologia, a Ayurveda diz que a gordura acumulada vai bloquear os canais fisiológicos e resultar na deterioração de vata no sistema digestivo. O vata, por sua vez, causa desequilíbrio do fogo digestivo e ataques de fome. Ao mesmo tempo, a incapacidade de converter os nutrientes em energia (dhatu agni mandya) aumenta o acúmulo de gordura. Esta observação está de acordo com as descobertas modernas.
As complicações da obesidade também são contadas como menor expectativa de vida, dificuldade respiratória, excesso de sede, transpiração, diabetes, inchaços, doenças renais, doenças de pele, e outras.
Conheça como pode ter um estilo de vida mais saudável.
A Ciência da Perda de Peso
Pesquisas provaram que, embora a limitação de calorias mobilizará inicialmente a gordura armazenada, a restrição extrema da dieta pode induzir a quebra do músculo. Além disso, o desequilíbrio das hormonas associadas ao metabolismo impedirá que a gordura seja consumida facilmente. Por isso, é necessário um equilíbrio cuidadoso entre a oferta e a restrição de calorias.
O exercício físico pode aumentar o gasto calórico, mas o exercício físico sozinho sem dieta ayurveda é considerado ineficaz. Na verdade, o exercício pode aumentar apenas 10% do seu gasto calórico normal. Além disso, as pessoas obesas terão dificuldade em se exercitar no início. Elas também são mais suscetíveis a lesões por exercícios porque as articulações são mais fracas para suportar todo o peso. As restrições de mobilidade também aumentam as lesões e dificultam a realização de exercícios físicos.
Conheça como o yoga emagrece de forma saudável.
Como a Ayurveda Pode Ajudar?
A Ayurveda ajuda a reduzir ou prevenir os obstáculos e problemas comuns que as pessoas enfrentam com a abordagem padrão de controle de peso. Como em todas as doenças de saúde, a ayurveda aborda a obesidade de forma multidimensional. O tratamento ayurvédico para perda de peso inclui planeamento de dieta através de alimentação ayurveda, yoga e outros exercícios, plantas para equilibrar o metabolismo e as hormonas, entre outros. Quando necessário, massagens e outros tratamentos externos ou limpeza panchakarma também são prescritos.
Conheça como a prática de yoga é importante para a sua saúde e bem-estar.
As plantas estudadas no curso de ayurveda ajudarão a perder peso e a mobilizar a gordura armazenada de forma mais eficiente do que apenas com dieta e exercícios.
Quando o excesso de peso for resultado do desequilíbrio hormonal ou outras doenças, o terapeuta de ayurveda administrará suplementos em plantas ayurveda específicos para corrigir a condição. Também é importante abordar outras doenças ou condições que surgiram como resultado da obesidade. A avaliação de combinações básicas de ‘prakriti’ ou dosha ajudará a selecionar suplementos ayurveda e exercícios específicos que agirão mais rapidamente do que os gerais.
A alimentação que ingere diariamente deve ser encarada como uma prevenção para a sua saúde. Conheça o livro de Alimentação Ayurveda da Carla Paulo.
A fitoterapia ayurveda para a obesidade ajudará a corrigir e normalizar o agni. Assim, quando as plantas são combinadas com a dieta, as pessoas não sentem fome ou vontade de comer doces ou fritos/gorduras. Assim, a dieta é mais sustentável. Além disso, estas plantas de ayurveda ajudarão a prevenir complicações e o desenvolvimento da síndrome metabólica que afeta todos os sistemas do corpo na obesidade. Também se observa que a prática regular onde ocorre a queima de gordura do exercício também se torna mais eficiente ao tomar “medicamentos” ayurvédicos, do que fazer exercícios apenas.
Existem combinações de ervas comuns para o controlo de peso. Consulte um terapeuta ayurveda certificado para uma consulta ayurveda. Conheça vários chás de ayurveda, um deles para a perda de peso.
Para além de fitoterapia de ayurveda, tratamentos como udwartana (massagens a seco) são feitos para acelerar a mobilização da gordura subcutânea.
As terapias de limpeza Panchakarma que combinam ‘vasti’ (enema medicado), virechana (purgação), e outras, são também consideradas muito benéficas no controle do excesso de peso e obesidade.
Como a obesidade é um problema metabólico, corrigir o metabolismo é uma etapa fundamental do tratamento, juntamente com dieta e exercícios físicos. Por isso, combinar tratamentos ayurvédicos fornecerá resultados sustentáveis.
Consulte um Terapeuta Ayurveda no Tratamento da Obesidade e Perda de Peso
Quer tratar a sua obesidade com ayurveda e de forma natural? Marque no Yoga Lounge Portugal uma consulta de ayurveda.
Aprenda mais sobre a ayurveda, a alimentação, os tratamentos e viva uma vida mais saudável. Faça disso a sua carreira profissional de sucesso. Conheça os nossos cursos de ayurveda e alimentação ayurveda.