Ayurveda

A Medicina Ayurveda

Ayurveda, é uma prática e filosofia médica de 7.000 anos, escrita nos antigos textos védicos, tem por base que temos uma constituição única e composta pelos 5 elementos existentes na natureza: ar, terra, fogo, água e espaço.

Existem três doshas no Ayurveda, que descrevem o estado dominante da mente/corpo: Vata, Pitta e Kapha. Embora os três estejam presentes em todos, o Ayurveda refere que cada um de nós tem um dosha dominante que é inabalável desde o nascimento e, idealmente, um equilíbrio igual (embora muitas vezes flutuante) entre os outros dois. Quando os doshas estão equilibrados, somos saudáveis; quando estão desequilibrados, desenvolvemos doenças, que geralmente se manifestam por problemas de pele, má digestão, insónias, irritabilidade e ansiedade.

Ayurveda o que é

Na Índia, no Nepal e noutras partes do Oriente, o Ayurveda é considerado uma escolaridade equivalente com um diploma de medicina ocidental. Um médico de ayurveda mede o pulso, verifica a língua e avalia a aparência (entre outros fatores) e, de seguida, faz uma série de perguntas sobre como lida e responde a vários cenários, ou seja, sobre o estilo de vida que tem.

Designa-se por Prakruti, o princípio que reconhece que cada ser humano nasce com combinações únicas de doshas, ​​e que este equilíbrio natural é o responsável pela diferença física, mental e emocional entre as pessoas. Ao identificar e manter o Prakruti de um indivíduo, o Ayurveda pode ajudar cada pessoa a criar o seu próprio estado de saúde ideal.

A Medicina Ayurveda é utilizada na prevenção e cura de doenças. Por isso devemos integrá-la na nossa rotina diária ayurveda. E mais atualmente já existem casos de cura de doentes com Covid-19 pela Ayurveda.

Alimentação Ayurveda

O principal objetivo da alimentação ayurveda, também designada de dieta ayurveda, não é a perda de peso, mas sim melhorar o sistema imunitário e trazer o equilíbrio. O emagrecimento, contudo, acaba por ser uma consequência de uma alimentação adequada a si. A quantidade de alimento é também importante na ayurveda, e esta deve ser proporcional à capacidade de digestão de cada pessoa, ou seja, o fogo digestivo, ou “agni” em sânscrito.

Segundo o Charaka Samhita, a quantidade de comida adequada é aquela que não perturba o equilíbrio dos doshas e é digerida no tempo correto. Esta capacidade pode mudar ao longo da vida da pessoa e de acordo com as estações do ano. Por exemplo, esta medicina diz que, no inverno e na adolescência, a capacidade digestiva é maior que no verão e na velhice.

dieta ayurveda

Alimentos Indicados na Alimentação Ayurveda

A dieta é individualizada mas há algumas diretrizes mais gerais. Os alimentos considerados saudáveis são as frutas, legumes, leite e derivados, frango, peixes, azeite de oliva, nozes, castanhas e cereais integrais. Temperos e condimentos também são muito valorizados, como a masala, mistura de duas ou mais especiarias. Os ingredientes da masala variam de acordo com o dosha.

Além disso, para o ayurveda, é interessante que o prato contenha os seis sabores diferentes: amargo, picante, doce, salgado, ácido e adstringente. Os sabores formam a base da combinação de alimentos numa refeição. Assim, os alimentos vão estimular diferentes pontos na língua, relacionados a distintas funções do corpo.

Por outro lado, cafeína, açúcar e sal refinados, carne vermelha, farinha branca, doces, fritos, gordura animal, álcool e produtos com aditivos químicos não são considerados bons alimentos dentro da Ayurveda e devem ser evitados ou até mesmo eliminados de uma alimentação saudável.

Conheça o livro Alimentação Ayurveda para um Estilo de Vida Saudável de Carla Paulo, e saiba os alimentos que pode comer de acordo com o seu dosha.

alimentação ayurveda

Benefícios da Dieta Ayurveda

Em poucas semanas, é possível sentir uma melhor disposição, bom humor, melhorias na qualidade do sono, boa digestão, pele e cabelo mais macios. A perda de peso e o emagrecimento virão em consequência dos novos hábitos alimentares mais equilibrados e saudáveis, acontecendo até de uma forma natural.

Nas consultas de ayurveda fique a saber mais sobre a dieta adequada a si de acordo com os seus objetivos, constituição doshica, e a combinação de alimentos que lhe favorece uma vida saudável. Saiba mais acerca da importância e utilidade da ayurveda no seu dia a dia.

 

No Blog: Ayurveda o que é, para que serve, doshas e alimentação ayurveda

Doshas na Ayurveda o que são?

Dosha Vata (Ar e Espaço)

As pessoas de constituição Vata, tendem a ser mais aéreas, ansiosas e com mentes ativas. Falam rápido e provavelmente têm articulações que estalam. Vata influencia o movimento dos pensamentos, sentimentos, fluxos de prana, impulsos nervosos e fluidos no corpo.

Qualidades de Vata: Frio, leve, seco, irregular, áspero, comovente, rápido e sempre mutável. Vata governa os movimentos do corpo, as atividades do sistema nervoso e o processo de eliminação. Vata influencia os outros doshas. Os vatas tendem a estar sempre em movimento, com mentes enérgicas e criativas. Quando os Vatas estão em equilíbrio, eles são animados e entusiasmados.

Dosha Pitta (Fogo e Água)

As pessoas Pitta literalmente tem mais fogo do que outros tipos. Têm maior apetite e melhor digestão. Podem suportar melhor o frio, pois têm a cabeça quente. São naturalmente agressivos e impacientes, inteligentes e astutos. Como os Pittas têm uma digestão forte e eficiente, geralmente podem comer de quase tudo. A maioria dos Pittas tem problemas pelo uso contínuo de muito sal, uso excessivo de comida azeda e picante e por comer demais.

Qualidades de Pitta: Quente, leve, intenso, penetrante, pungente, agudo e ácido. O Pitta dosha controla a digestão, o metabolismo e a produção de energia. A principal função de Pitta é a transformação.

ayurveda

Dosha Kapha (Água e Terra)

Kaphas tendem a ter corpos mais pesados ​​e terrosos do que outros tipos, e tendem a armazenar substâncias aquosas como fluidos e gordura mais facilmente. São naturalmente calmos e apegados. Um Kapha fala lenta e melodicamente. Às vezes, eles têm sonhos que envolvem água e tendem a ter uma eliminação espessa e pesada.

Qualidades de Kapha: Pesado, lento, estável, sólido, frio, macio e oleoso. Kapha governa a estrutura do corpo. É o princípio que mantém as células unidas e forma os músculos, a gordura, os ossos e fornece a imunidade. A função primária de Kapha é a proteção. Os kaphas têm uma constituição forte e excelente resistência, bem como uma pele lisa e radiante. Dormem profundamente e têm uma digestão regular. Quando um Kapha entra em excesso, podem ganhar peso, reter líquidos e alergias. Quando há desequilíbrios, os Kaphas podem ficar acima do peso, dormir excessivamente, ficar letárgicos e sofrer de asma, diabetes e depressão.

Massagem Ayurveda

A massagem ayurveda é um dos muitos tratamentos que a ayurveda tem. É também designada de Massagem Abhyanga e é uma técnica de massagem muito utilizada por médicos e terapeutas de ayurveda. É conhecida como a mais completa e antiga técnica de massagem natural, tendo sido criada há mais de 5 mil anos segundo registos históricos e a mais utilizada na ìndia.

Segundo a Ayurveda, ficamos doentes quando há bloqueios ou obstrução do Prana (energia vital) causado por vários fatores. A Ayurveda tem como objetivo tratar a pessoa como um todo e não só os sintomas. A massagem vai ajudar neste sentido, permitindo também que, com técnicas e óleos medicados aplicadas nos pontos marma, o paciente possa equilibrar o seu corpo, mente e espirito.

Benefícios da Massagem Ayurveda

A massagem ayurveda pode ser realizada em pessoas de qualquer idade e existindo algumas contraindicações pois trata-se de um tratamento. Este tipo de técnica é indicada e muito eficaz nos seguintes casos:

  • pessoas que sofrem com dores musculares moderadas
  • enxaquecas
  • problemas na coluna (como má postura)
  • depressão
  • síndrome do pânico
  • stress
  • ansiedade
  • e outros

A massagem ayurveda é aplicada através de profundos e vigorosas técnicas com as mãos, cotovelos e até com os pés, proporcionando grande relaxamento, estimulando os músculos e a circulação sanguínea, permitindo a libertação de toxinas nos tecidos do corpo.

 

Como tornar-se um Terapeuta Ayurveda?

A Yoga Lounge tem o curso de ayurveda exato para si. Temos a Certificação Ayurveda Life Coach.

Este curso permite despoletar em si novos skills e ficará apto a realizar consultas de ayurveda a pacientes ou clientes nas suas sessões individuais. Saberá também como orientar as pessoas no seu desenvolvimento pessoal. Melhore as suas competências e ajude outros a prevenirem a sua saúde e a terem um estilo de vida mais saudável.