Como mudar os hábitos alimentares de uma dieta “saudável” para uma dieta saudável e equilibrada?

A melhor forma de alcançar uma saúde ótima é através de uma alimentação saudável e equilibrada. Seria um equívoco pensar que a dieta “saudável” que faz há muito tempo seja na verdade uma dieta saudável e equilibrada. Refeições saudáveis ​​nem sempre significam que se tem uma dieta verdadeiramente saudável e equilibrada.

Com uma vasta gama de planos de dieta, que diariamente nos chegam, pode ser um pouco difícil julgar o que pensa sob o termo “dieta equilibrada”. Embora alguns podem dizer que os carbohidratos podem ser prejudiciais à saúde e as gorduras serem perigosas, a verdade é que o corpo tem necessidade de ambos, mas numa determinada quantidade adequada.

Como também pode dizer-se que vegetais verdes crus são ótimos para a saúde. No entanto, uma dieta só de vegetais crus mostra um défice noutros nutrientes benéficos. Para além de a Ayurveda indicar que este tipo de dieta desequilibra o dosha Vata.

Requisitos nutricionais recomendados para dieta saudável e equilibrada

De forma a obter uma quantidade adequada de nutrição por meio de uma alimentação saudável, a maior parte de sua ingestão de calorias deve vir de:

•Vegetais frescos
•Frutas frescas
•Leguminosas
•Grãos inteiros
•Proteínas Magras
•Frutos secos/sementes
•Doce natural (açucar orgânico)  e sais naturais

De acordo com os últimos relatórios, a ingestão de determinadas quantidades de calorias diárias é hoje em dia mais recomendada para uma alimentação ainda mais saudável e equilibrada do que à uns anos atrás:

•Crianças (2-8 anos): 1000-1400 calorias
•Meninas (9-13 anos): 1400-1600 calorias
•Rapazes (9-13 anos): 1600-2000 calorias
•Mulheres ativas (14-30 anos): 2.400 calorias
•Mulheres sedentárias (14-30 anos): 1800-2000 calorias
•Homens ativos (14-30 anos): 2.800-3200 calorias
•Homens sedentários (14-30 anos): 2.000-2600 calorias
•Homens e mulheres ativos (30 anos ou mais): 2.000 a 3.000 calorias
•Homens e mulheres sedentários (mais de 30 anos): 1600-2400 calorias

 

Alimentação Saudável e Equilibrada

Componentes de uma alimentação saudável e equilibrada

Podemos dizer que as componentes necessárias para uma dieta saudável e equilibrada é ingerir diariamente:

  • •Vitaminas
  • •Sais Minerais
  • •Proteína
  • •Carbohidratos
  • •Gorduras e óleos essenciais (ómega 3 e 6)

Mas em que quantidades? Qual a alimentação saudável mais adequada para si?

Embora uma dieta saudável é ótima para o seu corpo, mas precisa das quantidades certas de alimentos saudáveis ​​para uma saúde ótima.

A Ayurveda indica que numa refeição deve ter os 6 sabores num prato e que devemos fazer apenas 3 refeições diárias e que as mesmas devem respeitar a sua constituição doshica que é única em cada pessoa.

Saiba como uma simples mudança na sua alimentação o vai ajudar com a melhor forma de nutrir o seu corpo e mente.
Mude seus hábitos alimentares saudáveis ​​para uma dieta equilibrada e verdadeiramente saudável com orientação de especialistas em Health Coaching.

Quer saber se sua dieta saudável é realmente benéfica e adequada a si? Porque os seus hábitos alimentares regulares não introduziram mudanças em si? Quer saber como pode ter verdadeiramente uma alimentação saudável e equilibrada? Contacte os nossos especialistas.

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