Yoga

Yoga o que é?

A Yoga é uma disciplina mente-corpo que tem por base a filosofia indiana. É praticada em todo o mundo, e juntou-se à lista de património mundial intangível da Unesco.

Foi adicionada a esta lista de prestígio, em reconhecimento da sua influência na sociedade indiana, da saúde e medicina à educação e artes, referido assim pelo comité do património mundial num comunicado.

“Projetado para ajudar os indivíduos a construir a autorrealização, aliviar qualquer sofrimento que possam ter experimentado e permitir um estado de libertação. Yoga é praticado por jovens e idosos sem discriminação de género, classe ou religião”, acrescentou a Unesco.

Benefícios da Prática 

A prática de yoga permite atingir estados positivos na mente e no corpo, assim como bem-estar e saúde. Enfrentamos uma epidemia de doenças de estilo de vida, não transmissíveis, como a obesidade, cancro, depressão, diabetes tipo II, que acontecem da incapacidade das pessoas lidarem com a ansiedade e o stress e de não estarem cientes da sua mente e do seu corpo. Problemas de saúde como insónias, stress crónico, stress pós-traumático e transtornos de ansiedade, podem obter com a yoga um tratamento preventivo.

A Yoga reduz a ansiedade e o stress em qualquer idade. Com a prática regular o corpo fica mais leve, a ansiedade reduz e a disposição para o dia a dia melhora. Por isso a Yoga permite um tratamento eficaz e de prevenção nestas e noutras doenças.

Estudos realizados na Harvard Medical School confirmam o efeito do yoga e da meditação em adultos e também em crianças em idade escolar. Os estudos indicam que 80% das crianças atuais irão ter algum tipo de problema de saúde mental no futuro.

Realizaram-se estudos com Yoga, onde se monitorizou crianças que fazem yoga e outras que não o fazem, e que relatam o seu humor e outros fatores chave ao longo do processo. Os resultados indicam que quase todas as crianças indicaram que se sentiam cada vez mais resilientes, focadas e mais capazes de lidar emocionalmente com a ansiedade e o stress.

Yoga o que é, benefícios, posições e como praticar online

O Yoga trás inúmeros benefícios a quem pratica regularmente, tanto a nível físico como mental.

Benefícios físicos:

  • Equilibra a tensão sanguínea
  • Protege a coluna e articulações
  • Melhora a respiração
  • Permite o relaxamento
  • Fortalece e alonga os músculos
  • Promove a flexibilidade

Benefícios mentais:

  • Descontrai a mente
  • Aumenta a concentração
  • Eleva o foco
  • Reduz a agitação mental
  • Permite um maior controle das emoções
  • Reduz a ansiedade e o stress
  • Aumenta a atenção no momento presente

Posições de Yoga

Nas aulas de yogas realizam-se várias posições, que podem ter em conta determinados objetivos: de saúde, de intenção, de estudo, de técnica, de relaxamento, de terapia e outros.

Existem muitas posições, descrevemos duas posições bastante comuns mas que devem ser praticadas com um professor a orientá-lo.

1- Adho Mukha Svanasana (Postura do cão com cabeça para baixo)

Fique na posição de quatro apoios: joelhos e mãos no tapete, olhe em frente. Coloque as palmas das mãos no tapete. Eleve a bacia, glúteos em direção ao teto.

Deixe a cabeça descontraída, colocando-a para baixo. Respire profundamente pelo menos três vezes nesta posição. Calmamente, volte à posição inicial.

2 – Chaturanga Dandasana (Postura da prancha baixa)

A prancha baixa é uma postura que, se mal feita, pode levar a problemas lombares em vez de ajudar a aliviar dores. Por isso, fique atento e realize-a com muito cuidado.

De pé, dê um grande passo para trás com uma perna e apoie as palmas das mãos no tapete, mantendo os braços esticados e paralelos. Estique a outra perna, mantendo os pés apoiados somente com as pontas dos dedos. Flexione os braços e vá descendo o corpo em direção ao tapete, mantendo todo corpo ereto e alinhado. Contraia o abdómen. Mantenha a coluna direita e na diagonal, por isso a bacia não deve tocar o tapete ou ficar elevada. Realize esta posição e olhe para o tapete, mantendo a cabeça alinhada com o corpo.

Como tornar-se um Instrutor de Yoga?

A Yoga Lounge tem o curso de yoga exato para si. Temos a Certificação em Yoga Life Coach e a Certificação em YogaTerapia Life Coach.

Estes cursos permitem despoletar em si novos skills e ficará apto a conduzir alunos, pacientes ou clientes nas suas prática de yoga individuais ou de grupo. Saberá também como orientar as pessoas no seu desenvolvimento pessoal. Melhore as suas competências e ajude outros a encontrarem o seu caminho, entrando também no seu através destes cursos.