Yoga

Tudo Sobre Yoga

O Yoga é uma disciplina mente-corpo que tem por base a filosofia indiana. Mais do que um exercício fisico, O yoga é uma filosofia de vida, com técnicas práticas que conduzem à expansão da consciência. O yoga permite uma melhor percepção de si e no seu corpo. Ter maior consciência do próprio corpo é começar a compreender as suas emoções e a geri-las melhor. Assim, praticar yoga é ter tempo para si mesmo. Para iniciar a sua prática de yoga saiba escolha um tapete yoga adequado.

É praticada por todo o mundo, e juntou-se à lista de património mundial intangível da Unesco.

Foi adicionada a esta lista de prestígio, em reconhecimento da sua influência na sociedade indiana, da saúde e medicina à educação e artes, referido assim num comunicado sobre yoga pelo comité do património mundial .

“Projetado para ajudar os indivíduos a construir a autorrealização, aliviar qualquer sofrimento que possam ter experimentado e permitir um estado de libertação. Yoga é praticado por jovens e idosos sem discriminação de género, classe ou religião”, acrescentou a Unesco.

Conheça 7 benefícios de praticar yoga de manha.

posições de yoga

Yoga para Iniciantes

Se é iniciante de yoga, saiba porque que prática de yoga permite atingir estados positivos na mente e no corpo, assim como bem-estar e saúde. O yoga é utilizado a nível mundial na saúde como um tratamento preventivo. A prática deve ser constante e diária para trazer ao corpo e mente os benefícios.

Enfrentamos uma epidemia de doenças de estilo de vida, não transmissíveis, como a obesidade, cancro, depressão, diabetes tipo II, que acontecem da incapacidade das pessoas lidarem com a ansiedade e o stress e de não estarem cientes da sua mente e do seu corpo. Problemas de saúde como insónias, stress crónico, stress pós-traumático e transtornos de ansiedade, podem obter com a yoga um tratamento preventivo.

A Yoga reduz a ansiedade e o stress em qualquer idade. Com a prática regular o corpo fica mais leve, a ansiedade reduz e a disposição para o dia a dia melhora. Por isso a Yoga permite um tratamento eficaz e de prevenção nestas e outras doenças. Como por exemplo a yoga permite emagrecer de forma saudável.

mindfulness

Estudos realizados na Harvard Medical School confirmam o efeito positivo e de prevenção do yoga e da meditação em adultos e também em crianças em idade escolar. As estatísticas indicam que 80% das crianças atuais irão ter algum tipo de problema de saúde mental no futuro.

Realizaram-se estudos, onde se monitorizou crianças que fazem yoga e outras que não o fazem, e que relatam o seu humor e outros fatores chave ao longo do processo. Os resultados indicam que quase todas as crianças se sentiam cada vez mais resilientes, focadas e mais capazes de lidar emocionalmente com a ansiedade e o stress.

Para onde quer que vá leve o seu tapete e pratique yoga diário,  pratique yoga nas suas férias ou em viagem, yoga em casa, no jardim ou na empresa. Pratique com um professor certificado e em qualquer local pode ligar-se às aulas de yoga para iniciantes online.

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Yoga Benefícios

A prática tem inúmeros benefícios a quem pratica regularmente, tanto a nível físico como mental.

As posições auxiliam o controle do stress, a redução da ansiedade, a diminuição das dores no corpo e na coluna, além de melhorarem o equilíbrio e promoverem a sensação de bem estar e disposição geral, podendo ser praticadas por homens, mulheres, crianças e idosos.

Uma das sequências de asanas que tem enormes benefícios na saúde e muito praticada por yoguis é a Saudação ao Sol, Surya Namaskar. Quando praticada de manhã cedo ativa todo o sistema circulatório e o metabolismo. Saiba sobre os benefícios e como praticar Surya Namaskar a sequência de posições tão praticada por yoguis.

yoga with adriene

Benefícios físicos:

  • Equilibra a tensão sanguínea
  • Protege a coluna e articulações
  • Melhora a respiração
  • Permite o relaxamento
  • Fortalece e alonga os músculos
  • Promove a flexibilidade

 

Benefícios mentais:

  • Descontrai a mente
  • Aumenta a concentração
  • Eleva o foco
  • Reduz a agitação mental
  • Permite um maior controle das emoções
  • Reduz a ansiedade e o stress
  • Aumenta a atenção no momento presente

 

No Blog: Yoga o que é, benefícios, posições e como praticar online

Asanas

Nas aulas realizam-se várias posições, que podem ter em conta determinados objetivos: de saúde, de intenção, de estudo, de técnica, de relaxamento, de terapia e outros.

Os exercícios, técnicas e posturas desta atividade melhoram a resistência e fortalecimento dos músculos, de forma mais ou menos intensa, que pode depender do estilo e modalidade do Yoga praticado.

Isto ajuda a melhorar o desempenho do corpo para atividades físicas e tarefas diárias, aumenta a massa magra e deixa o corpo em forma, com maior definição e músculos mais tonificados.

Existem muitas posições, descrevemos duas posições mais comuns mas que devem ser praticadas com um professor a orientá-lo.

1- Adho Mukha Svanasana (Postura do cão com cabeça para baixo)

hatha yoga

Fique na posição de quatro apoios: joelhos e mãos no tapete, olhe em frente. Coloque as palmas das mãos no tapete. Eleve a bacia, glúteos em direção ao teto.

Deixe a cabeça descontraída, colocando-a para baixo. Respire profundamente pelo menos três vezes nesta posição. Calmamente, volte à posição inicial.

2 – Chaturanga Dandasana (Postura da prancha baixa)

yoga naked

A prancha baixa é uma postura que, se mal feita, pode levar a problemas lombares em vez de ajudar a aliviar dores. Por isso, fique atento e realize-a com muito cuidado.

De pé, dê um grande passo para trás com uma perna e apoie as palmas das mãos no tapete, mantendo os braços esticados e paralelos. Estique a outra perna, mantendo os pés apoiados somente com as pontas dos dedos. Flexione os braços e vá descendo o corpo em direção ao tapete, mantendo todo corpo ereto e alinhado. Contraia o abdómen. Mantenha a coluna direita e na diagonal, por isso a bacia não deve tocar o tapete ou ficar elevada. Realize esta posição e olhe para o tapete, mantendo a cabeça alinhada com o corpo.

Estilos de Yoga Naked

Existem diversos estilos de yoga, que se referem a diferentes atividades para o corpo e a mente. Entre eles enumeramos os principais estilos:

  • Hatha Yoga– Associado à prática de posturas físicas e exercícios de respiração.
  • Raja Yoga– Relacionado à meditação e práticas de controlo mental.
  • Bhakti Yoga– Associado à devoção, aos rituais, ao canto e à oração.
  • Karma Yoga– Associado à atitude na ação e aos valores humanos.
  • Dhyana Yoga– Relacionado à meditação, visualizações e contemplação.
  • Jnana Yoga– Associado ao estudo das escrituras.
  • Kriya Yoga– Associado ao equilíbrio energético através da prática de mantras em meditação.
  • Kundalini Yoga– Associado à desobstrução do fluxo energético no corpo.

Cada estilo pode dividir-se em vários ramos. Por exemplo, o haṭha yoga refere-se genericamente à prática de posturas, e divide-se em vários ramos, cada um associado a um estilo de prática ou a uma linhagem de professores como: haṭha clássico, aṣṭanga, vinyāsa, iyengar etc…

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Estas classificações surgiram como uma maneira de apresentar um estilo de vida para as pessoas interessadas no autoconhecimento. Onde que que esteja Yoga Lisboa ou Yoga Porto ligue-se às nossas aulas online.

Como tornar-se um Instrutor?

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Estes cursos permitem despoletar em si novos skills e ficará apto a conduzir alunos, pacientes ou clientes nas suas prática de yoga individuais ou de grupo. Saberá também como orientar as pessoas no seu desenvolvimento pessoal. Melhore as suas competências e ajude outros a encontrarem o seu caminho, entrando também no seu através destes cursos. Saiba 10 motivos para entrar no curso de yoga.