Leia este artigo e saiba mais sobre as doenças autoimunes, como a ayurveda as entende e previne, tratamentos e sintomas.
Todos nós temos dentro de nós, a capacidade de combater doenças. O sistema imunitário atua como um escudo para o nosso corpo. Mas existem doenças, as designadas doenças autoimunes, que se manifestam quando o sistema imunitário começa a trabalhar contra o nosso corpo. O que acontece de facto, é que as células imunológicas “atacam” de forma errada as células saudáveis do corpo e as destroem.
O que São as Doenças Autoimunes
O nosso sistema imunológico tem como função lutar contra os microorganismos, como bactérias e vírus, quando entram no nosso corpo.
As células de imunidade (glóbulos brancos) identificam as células estranhas, atacam-nas e eliminam-nas do nosso corpo. Mas, se alguém tem uma doença autoimune, as células de imunidade não conseguem diferenciar as células estranhas das células do corpo.
Assim, o sistema imunológico liberta autoanticorpos que atacam as células saudáveis dos tecidos do corpo em vez de apenas combater a infecção. Saiba como aumentar a imunidade do seu corpo neste artigo
Lista de doenças autoimunes
Geralmente as doenças autoimunes são difíceis de diagnosticar, pois os sintomas da maioria das condições sobrepõem-se. Existem mais de 80 doenças autoimunes diferentes conhecidas.
Colocamos aqui algumas das mais conhecidas:
- Diabetes tipo1
- Lúpus
- Artrite reumatoide
- Doença de Crohn
- Esclerose múltipla
- Vitiligo
- Tireoidite de Hashimot (hipotireoidismo)
- Doença de Graves (hipertireoidismo)
Tipos de Doenças Autoimunes e Fatores de Risco
As doenças autoimunes podem ser classificadas de acordo com a localização do ataque em:
- Desiquilíbrios Autoimunes Específicos de Órgãos (Afeta um Órgão Principal). Por exemplo na diabetes tipo 1 o alvo é o pâncreas.
- Desiquilíbrios Autoimunes Sistémicos (Afeta Múltiplos Órgãos)
Exemplos: Artrite reumatoide e Lúpus eritematoso sistémico (LES)
Embora não se conheça ainda os fatores exatos que desencadeiam esta hiperatividade do sistema imunológico, sabe-se que a genética, infecções, exposição a produtos químicos no ambiente, dietas que contêm alto teor de açúcar e gorduras, e alimentos processados, são os fatores de risco das doenças autoimunes.
Como a Doença Autoimune Afeta o Corpo
Normalmente, os desequilíbrios autoimunes podem afetar o funcionamento das seguintes células ou órgãos do corpo:
- Pâncreas
- Glândula tireoide
- Articulações
- Vasos sanguíneos
- Glóbulos vermelhos
- Tecido conjuntivo
- Músculos
- Pele
Sintomas das Doenças Autoimunes
A seguir estão os sintomas iniciais mais comuns para várias doenças autoimunes:
- Febre baixa
- Erupções na pele
- Formigueiro e dormência nos braços e pés
- Fadiga
- Inchaço e vermelhidão
- Perda de cabelo
- Dores musculares
- Dificuldade de concentração
Além dos sintomas acima, os desiquilíbrios autoimunes individuais podem resultar nos seus próprios sintomas únicos, que podem ir e vir com o tempo.
Ayurveda: Tratamento Natural para Doenças Autoimunes
A Ayurveda aborda as doenças autoimunes de uma forma diferente. De acordo com a Ayurveda, as células imunes não atacam as células do corpo acidentalmente, mas para se defender contra metabólitos nocivos denominados 'Ama'.
Baixa capacidade de digestão, poluentes, produtos químicos sintéticos, drogas tóxicas, e outros, resultam no acúmulo de Ama profundamente nos tecidos ou sistemas fisiológicos do corpo, o que pode resultar numa variedade de doenças nos órgãos do corpo.
A Ayurveda descreve um grande número de plantas como “imunomoduladores” que podem ajudá-lo a controlar as condições autoimunes enquanto elimina a ama do corpo. Estas plantas imunomoduladoras podem atuar como imunoestimulantes, adjuvantes imunológicos e imunossupressores quando necessário, regulando e equilibrando a atividade das células imunológicas, dependendo das condições do corpo.
Saiba como reforçar o sistema imunitário com ayurveda no nosso artigo.
Plantas Ayurveda Imunomoduladoras
As plantas imunomoduladoras são escolhidas e usadas nos processos de ayurveda de acordo com as condições autoimunes específicas e o dosha da pessoa.
As plantas imunomoduladores vão ajudá-lo a controlar naturalmente os distúrbios autoimunes.
Não colocamos nenhuma planta e suplemento neste artigo porque consideramos que o deve fazer mediante prescrição de um terapeuta ayurveda.
Como Usar as Plantas Ayurveda nas Doenças Autoimunes
A Ayurveda trabalha com uma abordagem holística para descobrir as causas que desencadeiam as respostas autoimunes no corpo. Para além disso, as plantas também ajudam a reduzir a inflamação no corpo.
Em consulta ou nos nossos cursos de ayurveda, indicamos-lhe as plantas indicadas para estes processos que a seguir se indicam.
-
Remoção de Toxinas
Como primeiro passo, a Ayurveda trabalha para eliminar a ‘ama’ acumulado dos tecidos do corpo.
2. Correção do Metabolismo
O próximo passo para controlar a atividade autoimune envolve corrigir o metabolismo viciado.
3. Aprimorar a Produção de Ojas
A disfunção do seu sistema imunitário ocorre quando a produção de ojas no corpo se esgota. Assim, a Ayurveda concentra-se em aumentar a produção de ojas com plantas.
4. Correção do sistema imunológico
Os tratamentos de ayurveda trabalham para corrigir o nosso sistema imunológico, modulando a resposta das células imunológicas e rejuvenescendo o sistema imunológico.
Dieta para doenças autoimunes
A Ayurveda recomenda a dieta certa que reduz a inflamação naturalmente, mantendo o equilíbrio do dosha para controlar doenças autoimunes. Por isso consulte um terapeuta ayurveda para o auxiliar na dieta mais correta para si.
Alimentos que pode Consumir
- Frutas da época com moderação
- Vegetais de folhas verdes e tubérculos, como batata-doce, inhame, etc.
- Plantas e especiarias como gengibre, alho manjericão, coentro, sálvia, açafrão, canela, louro, cravinho etc. que não são derivados de sementes.
- Gorduras saudáveis de óleos vegetais sem ser processados, azeite ou ghee.
- Peixes, aves, de forma moderada e não processados.
- Chá verde, chás de gengibre, camomila, hortelã e outros.
- Adoçantes naturais como o mel em quantidades moderadas.
- Vinagre sem açúcar.
Certifique-se de incluir os alimentos que mantêm o equilíbrio na dieta. O funcionamento equilibrado do sistema imunitário também depende do equilíbrio dos doshas. Leia sobre os doshas na ayurveda.
Alimentos a evitar
- Laticínios
- Carne vermelha
- Ovos
- Óleos vegetais processados
- Cafeína
- Álcool
- Açúcares refinados e processados
- Aditivos alimentares e adoçantes artificiais
Como Prevenir Doenças Autoimunes
- Evite as seguintes toxinas na sua dieta, e estilo de vida:
-
- Urânio
- Chumbo
- Mercúrio
- Cádmio
- Poluição do ar
- Estrógenos sintéticos, como pílulas anticoncepcionais hormonais
- Pesticidas domésticos ou agrícolas
- Consumo excessivo de álcool
- Cosméticos à base de produtos químicos, como batom e verniz de unhas.
- Diminuir o consumo de alimentos com ácidos gordos ómega 6, óleos vegetais processados e açúcares, pois aumentam o risco de doenças autoimunes ao causar inflamação. Vários estudos indicam que o ácido linoleico poli-insaturado ómega 6, cria stress oxidativo nas células, LDL oxidado, inflamação crónica de baixo grau, aterosclerose e doenças coronarianas, especialmente quando consumido na forma de óleos industriais chamados de “óleos vegetais”, como óleo de soja, óleo de milho, e outros se não forem de boa qualidade biológicos e prensados a frio. Saiba mais sobre alimentação saudável no nosso Curso de Health Coaching e o Curso de Health Coaching Avançado.
- Manter um peso saudável e até mesmo perder peso se for obeso pode reduzir o risco de desenvolver doenças autoimunes. Praticar exercícios físicos regulares é a melhor forma de manter o peso corporal equilibrado. O yoga é recomendado de forma a ganhar consciência de si, do seu estar, alimentação e estilo de vida. Faça yoga para ter saúde física e mental. Conheça as nossas aulas de yoga semanais online, onde quer que esteja pode fazer yoga, só necessita de um tapete de yoga
- Manter um microbioma intestinal saudável com fibras alimentares, suplementos prebióticos e probióticos podem ajudar a prevenir doenças autoimunes.
- Ter um sono profundo adequado por pelo menos 6 horas pode diminuir o risco de autoimunidade.
Nota importante:
Não tome qualquer planta ou suplemento de ayurveda para tratar distúrbios autoimunes sem consultar um terapeuta ayurveda. A Ayurveda recomenda a dieta certa que reduz a inflamação naturalmente, mantendo o equilíbrio do dosha para controlar doenças autoimunes.
Marque uma consulta de ayurveda e fique a saber a dieta adequada ao seu dosha.
Se quer ser Terapeuta Ayurveda ou Master Terapeuta Ayurveda, conheça os nossos cursos certificados.