No dia das bruxas, fique a conhecer o que as bruxas e yoga têm em comum. De repente, há bruxas por todo o lado, partilham conselhos financeiros, oferecem workshops sobre empoderamento, lideram outras pessoas no ativismo, oferecem poesia…praticam yoga. Lê o artigo e sabe tudo.
Quando foi que Todas se Tornaram Bruxas?
Historicamente, as bruxas eram as típicas mulheres acusadas de lidar com as “artes das trevas”. Na Europa medieval e no início da era moderna, como também no outro lado do Atlântico, a caça às bruxas e os “julgamentos” de bruxas levaram à perseguição e punição de milhares de mulheres acusadas de feitiçaria. Muitas das acusadas, foram posteriormente confirmadas como sendo simplesmente parteiras, curandeiras e praticantes espirituais que trabalhavam fora da religião organizada. Em muitos casos, o termo “bruxa” era aplicado a qualquer mulher que escolhesse um caminho alternativo ou praticasse práticas espirituais em nome da Terra.
“Bruxa” pode ser um apelido para qualquer mulher empoderada, ou um homem, ou um praticante não-binário que explora o seu poder feminino e deseja canalizar esse poder como uma força de cura no mundo. Esta pode ser uma das razões pelas quais estão, ultimamente, mais pessoas identificando-se como bruxas.
A comunidade de bruxas contemporânea é muito diversificada: há bruxas em vários locais e bruxas nascidas em linhagens de mães e avós que lançam feitiços. Há também um reconhecimento das tradições das bruxas em quase todas as culturas. Hoje uma bruxa pode ser alguém de qualquer género e inclui praticantes em todos os locais do mundo.
Até o The New York Times escreveu sobre When did everybody became a witch?
A Bruxa é o Ícone Feminista.
A bruxa é o ícone feminista porque ela é um símbolo totalmente arredondado da opressão e libertação feminina.
O fato de o ressurgimento do feminismo e a popularidade da bruxa estarem crescendo ao mesmo tempo não é coincidência. Os dois são reflexos um do outro. A forma como reagimos às bruxas pode dizer algo sobre como reagimos ao poder feminino.
Ao contrário do que muitos livros e os media nos levam a acreditar, uma bruxa é muitas vezes alguém que trabalha para mudar o poder para os benevolentes, muitas vezes desafiando o status quo, com um outro estilo de vida, e aqueles que se beneficiam dele. Por várias eras, as bruxas foram muitas vezes as que se uniram contra sistemas opressivos, incluindo o patriarcado. Quando as estruturas herdadas de poder e significado não estão a funcionar, procura-se outras diferentes.
As Bruxas Atraídas pelo Yoga.
As bruxas, atraídas pelo yoga, priorizam a conexão de um indivíduo com a intuição e a Terra. Enquanto a Mãe Terra luta, sentimos uma urgência renovada nas próprias células para ajudar a reequilibrar a harmonia necessária na natureza porque somos parte dela.
Yoga é uma prática espiritual incorporada, uma forma de ritual. Feitiçaria é uma prática espiritual que envolve intenção e foco, mas também uma prática de criação e conexão com reinos e ciclos espirituais e naturais. O yoga é considerado uma disciplina iniciática.
Tanto yoginis quanto bruxas honram energias invisíveis. As práticas de yoga envolvem o “corpo energético”, modulando o prana através da respiração, posições de yoga, meditação e intenções.
A Magia no Yoga.
No Yoga existe os poderes místicos que são aumentados através da prática, incluindo clarividência e controle mente-corpo.
Existe também uma “magia cotidiana” na prática de yoga. Para direcionar a energia no yoga, um praticante pode trabalhar com posturas e respiração, mas também com mantras, palavras ou frases essencialmente repetidas que ajudam a centrar e focar a mente. Tal como um mantra, usa palavras para criar, moldar, dissipar e repelir, torna-se muito parecido com o que as pessoas consideram o feitiço de uma bruxa.
O diálogo interdisciplinar entre a bruxa e o praticante de yoga baseia-se na intenção, na voz, na incorporação, na esperança de cura e na resistência a sistemas que causam mal. É um chamamento para uma forma semelhante de ser e viver.
Afinal, nem uma bruxa nem um yogui têm medo de espiar no escuro. Percebe agora o que as bruxas e yoga têm em comum?
Bom dia das bruxas! Bom halloween!
Praticar Yoga
Quer tornar-se uma bruxa no yoga? Pratique yoga com a Carla Paulo. Conheça as aulas de yoga do Yoga Lounge ou o curso de yoga para ser instrutor de yoga. Pode também aprofundar mais o seu yoga no curso de yoga avançado.