Estudos recentes confirmam que a meditação tem enormes benefícios na saúde mental e também física.
Aprender a meditar em atenção plena estando atento às experiências atuais e aceitá-las sem julgamentos pode realmente ajuda-lo a ser mais feliz. Cientistas referem que a meditação mindfulness conecta-se com muitos aspectos do nosso bem-estar psicológico, permitindo melhorar o humor, aumentar as emoções positivas e diminuir a ansiedade, reações emocionais e burnout profissional.
Conheça as seis razões pelas quais deve treinar a sua mente para que possa meditar e consequentemente ter uma boa saúde.
1. Meditação Guiada, Beneficia o Corpo e Acalma a Mente
Os estudos mais recentes com a meditação têm sido realizados com um grupo maior de pessoas face a estudos mais antigos. Nestes grupos tem sido possível obter resultados mais fiáveis a nível da atuação do mindfullness na fisiologia do corpo. Os resultados sugerem que o mindfullness pode impactar positivamente os nossos órgãos tais como o coração, cérebro, sistema imunológico e outros, de forma a que todos beneficiem fisicamente.
Fique a conhecer como pode aceder aos nossos programas de mindfulness guiado online.
2. Meditação para Ansiedade, Baixa a Tensão Arterial
A doença cardíaca é uma das principais causas de morte, sendo responsável por cerca de 1 em cada 4 mortes todos os anos. Por isso, tudo o que diminuir os riscos ou sintomas de doenças cardíacas teria um impacto significativo na saúde da sociedade, mindfullness pode ser uma grande ajuda neste caso.
Num estudo com um grupo de pessoas com doenças cardíacas, houve aleatoriamente uma escolha para entrarem num programa online de meditação de forma a ajudá-las a praticar meditação em casa, enquanto se submetiam ao tratamento normal para doenças cardíacas. O restante grupo manteve-se em lista de espera para entrar no programa. Aqueles que fizeram o programa de mindfullness online mostraram melhorias significativas no teste de caminhada de seis minutos (uma medida da capacidade cardiovascular) e batimentos cardíacos mais lentos do que aqueles no grupo da lista de espera.
As pesquisas sugerem ainda que a meditação pode aumentar a arritmia sinusal respiratória, as variações naturais da frequência cardíaca que acontecem quando respiramos e que indicam uma saúde cardíaca melhor e uma probabilidade maior de sobreviver a um ataque cardíaco.
Neste momento existe na comunidade cientifica evidências suficientes para sugerir o mindfullness como um complemento ao tratamento das doenças coronarianas e à sua prevenção.
Nos nossos retiros online fica a conhecer técnicas de mindfulness guiado que lhe permitem aliviar do stress e aquietar a mente.
3. Meditação para Dormir, Diminui o Declínio Cognitivo Devido ao Envelhecimento ou Doença de Alzheimer
A saúde mental é uma preocupação mundial neste momento. As pessoas tendem a perder um pouco da flexibilidade cognitiva e a memória de curto prazo à medida que envelhecem. Mas o mindfullness pode ser capaz de retardar o declínio cognitivo, mesmo em pessoas com doença de Alzheimer.
Estudos que datam de 2016, indicam que um grupo de pessoas com doença de Alzheimer, foram divididas em 4 grupos e começaram a fazer meditação mindfulness, terapia de estimulação cognitiva, pratica de relaxamento e outro sem nenhum tratamento e, fizeram testes cognitivos ao longo de dois anos. Enquanto a estimulação cognitiva e a pratica de relaxamento pareciam ser benéficos comparando com o grupo que não fez nenhum tratamento; o grupo de prática de mindfullness teve melhorias significativas nas pontuações cognitivas do que qualquer outro grupo.
O mindfullness pode mitigar o declínio cognitivo, talvez devido aos seus efeitos positivos na memória, atenção, processamento e funcionamento cerebral.
No Yoga Lounge criamos programas específicos que incluem o mindfulness para beneficiar a sua saúde mental e física.
4. Mindfulness, Melhora a Resposta Imunitária
Quando encontramos vírus e outros organismos causadores de doenças, o nosso corpo envia células do sistema imunológico que circulam no sangue. Estas células, incluindo proteínas pró e anti-inflamatórias, neutrófilos, células T, imunoglobulinas e células natural killer, ajudam a combater doenças e infecções de várias ordens. O mindfullness permite o aumento dessas células que lutam contra doenças.
Em vários estudos, a meditação mindfulness pareceu aumentar os níveis de células T ou a atividade das células T em pacientes com HIV ou cancro da mama. Isto sugere que o mindfullness pode desempenhar um papel na luta contra o cancro e outras doenças que recorrem às células imunológicas.
Em pessoas que sofrem de cancro, o mindfullness parece melhorar uma variedade de biomarcadores que podem indicar a progressão da doença. De fato, em pessoas que sofrem de cancro, o mindfullness parece melhorar uma variedade de biomarcadores que podem indicar a progressão da doença.
Noutro estudo, participantes idosos foram aleatoriamente escolhidos para um curso de redução do stress utilizando técnicas de meditação de oito semanas e um outro grupo para um programa de exercícios de intensidade moderada. No final, os participantes que praticaram mindfulness apresentaram níveis mais elevados da proteína interleucina-8 nas suas secreções nasais, sugerindo uma função imunológica melhorada.
Ainda outro estudo descobriu que os pacientes que tiveram maior aumento na atenção após um curso de meditação também mostraram uma cicatrização mais rápida, um processo regulado pelo sistema imunológico. Estudos descobriram efeitos em marcadores de inflamação também, como a proteína C reativa, que em níveis mais elevados pode prejudicar a saúde física. A pesquisa mostra que pessoas com artrite reumatóide reduziram os níveis de proteína C reativa depois de fazer um curso de mindfulness.
No geral, essas descobertas sugerem que a meditação mindfullness pode ter poderes de combate a doenças por meio da nossa resposta imunitária. Saiba como pode com a Ayurveda reforçar e aumentar a imunidade.
5. Técnicas de Meditação, Reduzem o Envelhecimento
O envelhecimento celular ocorre naturalmente à medida que as células se dividem repetidamente ao longo da vida e também pode ser acelerado por doenças ou stress. Proteínas chamadas telómeros, que são encontradas no final dos cromossomos e servem para protegê-los do envelhecimento, parecem ser afetadas pela meditação de mindfullness.
Estudos indicam que pessoas que meditam à muito tempo podem ter comprimentos de telómeros maiores. Num estudo com pessoas com cancro da mama não se encontrou diferenças no comprimento dos telómeros após fazerem um curso mindfulness para a redução de stress; mas eles encontraram diferenças na atividade dos telómeros, que também estão relacionados com o envelhecimento celular.
Estudos mais recentes relaciona a pratica de mindfullness ao aumento da atividade dos telómeros, sugerindo que isso afeta indiretamente a integridade dos telómeros nas nossas células. Existem cientistas otimistas sobre os efeitos positivos da meditação no envelhecimento.
Faça parte da comunidade Yoga Lounge dedicada ao desenvolvimento pessoal e que lhe permite usufruir de programas de meditação guiados online.
6. Mindfulness Reduz a Dor
O mindfulness tem não só benefícios fisiológicos como anteriormente referido como também psicológicos e físicos.Há um grande grupo de investigações e estudos que demonstram que o mindfullness ajuda as pessoas a lidar com a dor, a ansiedade, a depressão e o stress que estão associadas às doenças crónicas.
O mindfulness pode ser um complemento útil para o tratamento das dependências, auxiliando as pessoas a entender melhor e a saber tolerar melhor os seus desejos, potencialmente ajudando-as a evitar recaídas após o desmame de drogas ou álcool. O mesmo é verdade para pessoas que lutam contra a compulsão alimentar.
Conclusão
Embora a meditação já exista à muitos mil anos atrás é muito encorajador que estudos apontem no sentido de resultados da meditação com um impacto bastante positivo na nossa saúde em geral, tanto física como mental.
A pratica de mindfulness pode ser de 5 a 10 minutos diários até 1 hora. Só de forma diária e consistente, com técnicas de mindfulness eficazes e com professor certificado, só assim treinará a sua mente.
Se quer aprender mais sobre mindfulness e a sua prática, saiba como pode aceder aos nossos cursos e sessões online de mindfulness.