Para uma Alimentação mais Saudável tenha uma Horta em Casa

Cuidar dos alimentos que come e consumir mais vegetais sem químicos é uma benção.

É possível fazer uma horta em casa, com terra, canteiros e vasos orgânicos, na varanda, no pátio ou no jardim. O importante é que está a cuidar mais da sua saúde se produzir o máximo de alimentos que ingere, sem químicos apenas cuidando de forma sustentável a sua horta.

Além disso, cuidar da horta pode ser uma boa atividade para ser desenvolvida com a família, proporcionando mais tempo com os filhos, ensinando lições de responsabilidade e o beneficio do próprio contato com a natureza.

Existem várias opções, é possível fazer a sua horta diretamente na terra, em vasos, em embalagens recicladas, em floreiras, caixas de madeira e em hortas verticais.

Cultivar uma horta em casa não é complicado: deve decidir quais os alimentos a plantar de acordo com a estação do ano, regar e optar por adubos orgânicos e naturais.

Observar o crescimento das plantas e dos seus frutos, é das coisas mais tranquilizantes que se pode ter. Observe a natureza, o seu crescimento e aquilo que ela lhe dá, em silêncio ou com a família e perceberá a qualidade que a natureza pode trazer em todos os sentidos, desde o alimento que mais tarde ingere ao alimento para a sua mente.

Produzir os seus próprios alimentos permitirá comer mais vegetais e evitar gastos em supermercados e feiras. Por outro lado, permite que o seu espaço possa ficar mais verde, mais alegre e até mesmo mais cheiroso (com as aromáticas por exemplo), também mais fresco e até acolhedor.

É importante que escolha um local que receba durante algumas horas do dia luz direta do sol. Os vegetais, como as leguminosas e vegetais de folha verde, necessitam de maior exposição solar, enquanto as ervas aromáticas podem estar em locais com menos horas de sol.

Depois é só cozinhar os alimentos de acordo com uma alimentação saudável, tal como a alimentação ayurveda. Siga as receitas do livro “Alimentação Ayurveda para um Estilo de Vida Saudável”.

Contacte-nos.