10 Princípios para uma Alimentação Saudável

Alterou a sua rotina alimentar com o ficar em casa? Ficou com a sua alimentação desiquilibrada? Esta a consumir demasiados alimentos e não são os mais saudáveis?

Saiba como estes 10 princípios para uma alimentação saudável, o podem ajudar a reequilibrar depois do Covid-19 e manter-se mais saudável.

 

A perspectiva da ayurveda acerca da alimentação é que tudo o que comemos tem o potencial de equilibrar ou desiquilibrar. Na medicina ayurveda, os alimentos ou a nutrição representam cerca de cinquenta por cento de todos os tratamentos. A eficácia desta abordagem demonstra o poder dos alimentos em influenciar a nossa saúde e bem-estar.

A dieta ayurveda baseia-se primeiramente no entendimento de que os alimentos são muito mais do que algo motivado por desejos. A abordagem ayurveda da nutrição abrange que alimentos são escolhidos, como são preparados, onde são comidos, com quem são partilhados e até as nossas intenções enquanto comemos. À medida que nos conscientizamos cada vez mais desses aspectos da nutrição, podemos começar a ter maior equilíbrio nas nossas vidas, apenas mudando os hábitos alimentares.

O segundo entendimento essencial para encontrar uma dieta equilibrada através da Ayurveda é a consciência da constituição do dosha. Cada tipo de dosha (Vata, Pitta e Kapha) requer uma abordagem diferente da nutrição, as escolhas alimentares vão agindo como um contrapeso às qualidades predominantes da sua natureza individual.

Alimentação Saudável - Como Reequilibrar a sua Alimentação?

Existem alguns princípios gerais para ter uma alimentação saudável, de acordo com a Ayurveda, que podem ser úteis para todos nós, independentemente do nosso tipo de dosha, tais como:

  1. Não coma nem muito nem pouco. Para medir a quantidade correta de alimentos, coloque as mãos juntas e vire as palmas das mãos para formar uma tigela. De acordo com Ayurveda, deve-se evitar comer mais do que duas dessas tigelas. Comer mais do que isso impede que haja espaço suficiente no estomago para uma digestão saudável.
  1. Alimentos quentes e bem cozidos são os melhores. Cozinhar alimentos aumenta a facilidade da digestão e, portanto, a disponibilidade de elementos nutricionais, como vitaminas e minerais.
  1. Fresco, saboroso, grãos integrais e alimentos orgânicos são as melhores opções. Os alimentos não processados ​​e frescos contêm maiores quantidades de energia vital, prana. Essa força vital sutil fornece energia, vitalidade e bem-estar geral.
  1. Não se apresse em comer. Para além de mastigar adequadamente para ajudar na digestão, comer conscientemente cria uma sensação de ritual em torno das refeições. É importante sermos gratos pela comida que temos disponível e totalmente conscientes de como a comida nos recarrega de energia essencial à vida.
  1. Escolha bem os locais se come fora de casa. A Ayurveda acredita que beneficiamos muito se os alimentos foram preparados num ambiente de amor e carinho. Se quiser comer fora, tente escolher um café ou restaurante que ofereça alimentos orgânicos, integrais, vegetarianos e com baixo teor de sal, açúcar e conservantes.
  1. Evite lanches. A Ayurveda aconselha a fazer intervalos de quatro a seis horas entre as refeições, com pouco ou nenhum lanche entre elas, para que as refeições sejam com o estomago vazio. Também é sugerido que espere pelo menos duas horas após uma refeição antes de dormir ou de fazer exercício.
  1. Coma alimentos compatíveis. Sempre que possível, coma alimentos que se complementam e não que sejam opostos numa refeição, por exemplo, alimentos muito frios e muito quentes.
  1. Mude para uma dieta principalmente vegetariana. A carne é usada principalmente para fins medicinais em Ayurveda e não é considerada parte de uma dieta regular para um indivíduo saudável. Isso ocorre porque a carne é relativamente difícil de digerir, é pesada e tamásica por natureza. O consumo de carne pode ser feito de maneira ética e consciente, e as escolhas sobre o consumo de carne podem ser feitas com propósito, com a consciência das razões da escolha. Faça uma escolha e não uma proibição. Escolhas alimentares excessivamente restritas baseadas em pensamentos rígidos podem ser contraproducentes.
  1. Beba bastante água. A água deve ser consumida regularmente ao longo do dia e não engolida em grandes quantidades. A quantidade de água que você precisa todos os dias depende do seu ambiente, dos seus níveis de atividade e da sua constituição química.
  1. Evite comer depois do pôr do sol. Embora isso possa ser difícil, principalmente nos meses de inverno, consumir grandes refeições antes de dormir cria um sistema digestivo lento e aumenta as mucosas do corpo. Sempre que possível, tente fazer sua refeição principal durante o dia e fazer uma refeição mais leve à noite.

Esses dez princípios, baseados nos dez preceitos de Charaka, foram oferecidos há milhares de anos como fundamento da prevenção e longevidade de doenças. Embora tenham sido modificados aqui para se adequar ao nosso estilo de vida atual e disponibilidade de alimentos, eles ainda fornecem um esboço sensato para um relacionamento equilibrado e saudável com os alimentos e uma maneira de entender como podemos obter maior influência e assumir a responsabilidade pela nossa própria saúde e bem-estar.

Saiba mais sobre alimentação saudável e estilo de vida saudável e conheça o nosso Curso de Health Coaching Online. Onde ensinamos sobre alimentação ayurveda é no Curso Ayurveda Life Coach Online que vai iniciar dia 1 de Junho.

Artigos Relacionados

Ayurveda Ciência da Vida

Prevenir Constipações e Gripes

Como podemos evitar e prevenir constipações e gripes com a ayurveda? Estamos na altura de poder existir mais constipações e gripes. O gengibre é um rizoma de sabor picante e que tem inúmeros benefícios. No... Ler mais

Ayurveda Ciência da Vida

Como a Ayurveda pode ajudar quando viaja de avião

Como a Ayurveda pode ajudá-lo(a) quando viaja de avião  O mais importante é saber de antemão que necessita beber muita água, pois o corpo desidrata muito com a altitude e a pressão do avião. Se... Ler mais

Ayurveda Ciência da Vida

Ayurveda e Yoga

Já pensou como pratica ou orienta uma aula de yoga? Que objetivos pretende atingir para si ou com os alunos num curto, médio ou longo prazo? Sabia que a Ayurveda auxilia todo o trabalho com... Ler mais