Alimentação Saudável

1. O Que é Uma Alimentação Saudável

No Charaka Samhita, um dos principais livros da medicina ayurveda, encontramos a seguinte definição de Pathya: “Pathya ou alimentação saudável é aquela que não é prejudicial ao corpo e é agradável à mente”. A Ayurveda dá uma enorme importância a pathya e afirma que se a pessoa faz uma dieta com base em pathya, ou seja, com base numa alimentação saudável, não tem necessidade de tomar medicamentos. Pathya irá acalmar e auxiliar a auto-cura do nosso corpo, na prevenção e principalmente nos estágios iniciais de doença.

Uma alimentação saudável é uma dieta adequada às suas características físicas, mentais e emocionais. O termo dieta indica a alimentação diária ou o que se ingere de alimentos no seu dia a dia.

2. Quais os Alimentos Saudáveis que Deve Ingerir

Depende de pessoa para pessoa. Nem todos os alimentos são adequados para as suas características (doshas). Por isso, para algumas pessoas existem alimentos que lhes fazem bem e, os mesmos alimentos noutras pessoas vai causar-lhes desiquílibrios, não só no corpo físico, mas também a nível mental e emocional.

Conheça o que são os doshas, leia o nosso artigo. Saiba também quais são os alimentos saudáveis e mais adequados a si, encontra informação no livro “Alimentação Ayurveda para um Estilo de Vida Saudável”, de Carla Paulo

 

3. O que deve saber sobre Alimentação Saudável na Perspetiva da Ayurveda

A Ayurveda, Medicina Indiana, refere o seguinte sobre a nossa digestão: o conceito de Agni ou fogo digestivo, é responsável por todo o processo de digestão, transformação, assimilação e metabolismo do corpo. Acrescenta ainda que é tão importante ter um Agni adequado e forte para sermos saudáveis. Na Ayurveda a saúde está diretamente ligada com a função gastro-intestinal, ou seja, a todo o aparelho digestivo.

Quando o fogo digestivo se torna lento e diminuto há uma diminuição da sua saúde.

A Medicina Indiana afirma que só nos devemos alimentar se tivermos fome. Contudo, a ausência de fome indica um Agni fraco.

 

Existem 4 tipos de Agni:

  1. Vishama Agni ou metabolismo irregular: esta alteração resulta de um desequilíbrio do Dosha Vata (ar e espaço). Observa-se uma fome irregular, digestão variável, distensão abdominal, má digestão, gases e obstipação. Pode estar relacionado ao quadro psico-emocional de desiquilibrio Vata: ansiedade, insegurança, medo e insónias.
  2. Tikshna Agni ou hiper-metabolismo: acontece quando existe desequilíbrio no Dosha Pitta (fogo e água). Neste quadro o paciente apresenta hiperacidez, azia, gastrite, ulcera péptica, aumento de fome, hipoglicemia, tendência a fezes soltas, náuseas, doenças inflamatórias e distúrbios de pele. Um desequilíbrio psico-emocional de Pitta pode estar associado a: irritabilidade, raiva, critica aumentada, ciúmes exacerbados e agressividade.
  3. Manda Agni ou hipo-metabolismo: este quadro clínico surge devido ao desequilíbrio Dosha Kapha (terra e água). Observa-se o metabolismo lento, má digestão, sensação de peso, ausência de fome, inchaço, letargia, sobrepeso e até obesidade. Pode estar associado ao distúrbio psico-emocional de Kapha: letargia, sonolência, apego, ganancia, possessividade e procrastinação.
  4. Sama Agni ou metabolismo equilibrado: Quando há um equilíbrio no sistema dos Doshas, o Agni torna-se forte e a pessoa apresenta uma boa digestão, absorção e eliminação. Sama Agni ou função digestiva equilibrada é o objetivo da terapêutica ayurveda.

Na Ayurveda é também importante o conceito de Ama: é toda a substância que não é digerida adequadamente devido ao fogo digestivo (Agni) que não está forte. Alguns autores traduzem Ama como “toxinas formadas no sistema digestivo”.  Estas toxinas podem perturbar ou prejudicar os tecidos corporais levando à formação de doenças.

Os principais sintomas indicativos de acumulo de Ama são: má digestão, fadiga, fraqueza, letargia, preguiça, sensação de peso, salivação, falta de fome, gases, obstipação e uma camada espessa na língua.

O tratamento de acúmulo de Ama pode ser realizado com ervas digestivas como o gengibre, a erva doce, a pimenta do reino (pimenta preta), a canela, cominhos e coentros.

Alimentação Saudável o que é, quais os alimentos saudáveis

4. Hábitos Saudáveis na Alimentação

O Charaka Samhita, principal compêndio da clinica médica ayurveda, coloca as 10 regras dietéticas que devem ser seguidas para que as pessoas estejam saudáveis:

1- A comida deve ser quente: o alimento quente tem melhor sabor, estimula o fogo digestivo (Agni), digere-se mais facilmente e rapidamente, facilita o movimento descendente de Vata (alivia gases e a evacuação) e também tende a dissolver Kapha (mucosidades).

2- A comida deve ser oleosa: os alimentos oleosos são deliciosos, estimulam o fogo digestivo fraco e são digeridos mais facilmente. Auxilia o movimento descendente de Vata (alivia gases e a evacuação), fortalece o corpo físico, gera firmeza nos órgãos dos sentidos e promove clareza mental.

3- A comida deve ser ingerida numa quantidade adequada: Os alimentos utilizados na quantidade adequada promovem longevidade, não perturbam os Doshas, promovem o fogo digestivo, são facilmente digeridos e eliminados. Divide-se o estomago em 4 partes: 2/4 ou metade com alimentos, ¼ com líquidos (morno ou temperatura ambiente) e ¼ vazio para o movimento dos Doshas.  A regra é sair da mesa com um pequeno espaço no estomago.

4- Deve-se, apenas, alimentar quando a refeição anterior tiver sido digerida: se nós comemos antes da refeição anterior ser digerida isto leva ao desiquilibrio dos Doshas. Por outro lado, ao se alimentar após a refeição prévia ter sido digerida, os Doshas permanecem equilibrados, o fogo digestivo (Agni) é beneficiado, os canais permanecem abertos, o coração sente-se bem e ocorre a descendência normal dos flatos, fezes e urina. Mas como ter certeza que a refeição anterior foi digerida? Através da fome, para o Ayurveda somente devemos comer se tivermos fome. Se nos alimentarmos adequadamente, com um fogo digestivo forte, teremos fome no horário adequado.

5- Deve-se evitar alimentos onde os componentes possuem propriedades antagónicas: neste caso, evita-se os distúrbios provenientes da dieta ao unir alimentos com propriedades contraditórias. Na Ayurveda isto chama-se viruddha ou comida incompatível.

6- Deve alimentar-se num local agradável com todos os utensílios adequados: as refeições devem ser realizadas na mesa, onde devemos encontrar todos os acessórios úteis a uma boa refeição, além disto, o local deve ser apropriado, ou seja, tranquilo, para uma dieta saudável. Deve evitar o stress e a tensão durante as refeições.

7- Não deve alimentar-se de forma rápida: ao comer muito rápido a pessoa não sente o sabor dos alimentos e também não terá tempo adequado para uma boa mastigação.

8- Não se deve alimentar-se muito devagar: comer muito lentamente pode levar ao aumento de ingestão de alimentos, a comida fica fria e haverá irregularidade na digestão.

9- Deve alimentar-se de forma concentrada: evitar falar e rir à mesa ou comer de forma não concentrada. O habito de comer assistindo à televisão, utilizar o telemóvel ou computador deve ser evitado pois altera a digestão.

10- Deve-se investigar se aquela dieta e comida estão adequadas: devem apenas ser consumidos alimentos saudáveis e compatíveis com a sua saúde.

 

5. Regras Para Uma Alimentação Saudável

 

Indicamos algumas dicas para promover o fogo digestivo (Agni) e evitar a formação de Ama (toxinas digestivas):

  1. Não ingira alimentos gelados ou bebidas frias na refeição (prejudicam o Agni)
  2. Evite excesso de cafeína (alimentos ricos em cafeína agravam o Dosha Vata)
  3. Alimente-se apenas se tiver fome
  4. Faça uma dieta simples e leve (evite alimentos pesados como carnes em excesso)
  5. Beba chá de gengibre, 5 gotas de limão e uma pitada de sal marinho antes das refeições
  6. Caminhadas antes das refeições promove o Agni (fogo digestivo)
  7. Durante a refeição beba água morna ou chá de erva doce
  8. Faça o seu pequeno almoço como um príncipe, almoce como um rei e jante como um mendigo, ou seja, a principal refeição é o almoço e o jantar é necessariamente a refeição mais leve
  9. Alimente-se sentado na mesa sem TV, computador ou telemóvel
  10. Tome consciência do ato de alimentar-se, ou seja, coma com calma e mastigue bem os alimentos
  11. Apenas consuma alimentos que crescem na natureza, ou seja, alimentos de verdade (elimine os alimentos industrializados)
  12. Tenha uma regularidade na sua rotina diária
  13. A comida fresca (feita no dia) é a mais saudável (evite alimentos congelados e reaquecidos)
  14. Os alimentos mais adequados são aqueles da região e estação do ano onde vivemos. Por isso quando vai ao supermercado verifique isto. Geralmente encontra estes alimentos à venda em quintas biológicas, feiras de rua ou mercearias locais.
  15. A Ayurveda recomenda o uso de ghee (manteiga clarificada) e condimentos de forma moderada na dieta

 

Conheça Mais Sobre a Alimentação Adequada a Si

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Conheça o nosso artigo sobre os 10 princípios gerais para uma Alimentação Saudável.

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