Conhece os Sintomas do Burnout? Saiba Como Prevenir
Fique a saber com pode prevenir e ultrapassar o síndrome laboral Burnout. As pessoas encontram-se exaustas e esgotadas com as questões que a pandemia provocou na vida delas, a nível profissional e pessoal.
Leia também: Curso Burnout: Aprenda a prevenir e gerir o esgotamento de forma eficaz.
Tratar os sintomas pode ser um começo, mas para resolver o problema, é necessário abordar as causas.
O primeiro passo, é reconhecer que a maioria das vezes as pessoas só atuam no limite, ou quando o médico lhes passa o veredito final, e nesta fase querem mudar de um dia para o outro, alimentação, iniciar exercício físico, parar vícios, deixar maus hábitos...
E o burnout (esgotamento) é quando chegou ao seu limite.
Se está em Burnout ou tem elementos na sua equipa profissional nesta situação, aqui estão alguns pontos que deve saber:
1. Burnout o que é, Não é o mesmo que stress
O stress existe num continuum e torna-se algo parecido com o esgotamento quando a pessoa experimenta exaustão crónica. O termo burnout é frequentemente usado de forma muito vaga ou num contexto errado para descrever cansaço geral e que não é a mesma coisa.
2. Síndrome de Burnout é um problema do local de trabalho
A definição atualizada da Organização Mundial da Saúde deixa claro que "burnout refere-se especificamente a fenómenos no contexto ocupacional e não deve ser aplicado para descrever experiências noutras áreas da vida".
3. Burnout Sintomas
As pessoas simplificam o esgotamento quando se concentram apenas num dos seus grandes sintomas, a exaustão, e prescrevem automedicação, como dormir mais, técnicas de gestão de tempo ou caminhadas como soluções rápidas. No entanto, os maiores fatores que levam ao esgotamento são encontrados no seu local de trabalho. O estilo da liderança do chefe, a qualidade da equipa, mudanças organizacionais internas, e outros aspetos que influenciam como os líderes lideram as suas equipas, e que impacta como os colaboradores trabalham.
4. As 6 principais causas de burnout
As 6 principais causas de burnout nas empresas são devidas a:
-
- Elevada carga e pressão de trabalho
- Falta de apoio do líder / colega
- Falta de autonomia da pessoa
- Falta de reconhecimento
- Sentimentos de injustiça
- Diferença de valores (colaborador/empresa)
5. Como ultrapassar o burnout
Para que as pessoas e as empresas reduzam o esgotamento devem atuar de forma sistemática, com atividades que previnam a saúde e que causem bem-estar e longevidade. Estas atividades são o yoga, alimentação saudável, exercícios de respiração, mindfulness, sessões de health coaching e consultas de ayurveda.
6. Pandemia Covid-19 o que alterou
A pandemia acelerou muitas exigências profissionais e pessoais. Podemos pensar que o problema do Burnout diminuirá, ou mesmo desaparecerá, quando a pandemia terminar, mas é importante lembrar que as taxas de esgotamento aumentaram em muitas áreas nos anos que antecederam a pandemia do coronavirus.
7. Como prevenir a ansiedade
Comece por construir com o apoio de um Health Coach Certificado uma cultura positiva e saudável interna, necessária para prevenir o esgotamento e a ansiedade.
O mais importante é introduzir culturas sistemáticas saudáveis e ferramentas que levam a ambientes internos agradáveis e saudáveis. O Burnout não é um problema individual que pode ser resolvido com estratégias rápidas, é um problema sistémico e que todos são responsáveis por reduzir.
Previna a saúde e traga culturas positivas utilizando o conhecimento que um Health Coach à sua organização. Conheça os nossos programas para a prevenção da saúde nas empresas e transforme a saúde no mundo. Saiba mais sobre como um Health Coach o pode ajudar.
Conheça as atividades que pode disponibilizar na sua empresa: yoga e exercicios de respiração, alimentação saudável, mindfulness, sessões de health coaching e consultas de ayurveda. Contacte-nos.