Um estudo recente revela que comer mais vegetais, fruta e grãos integrais contribui para uma melhor saúde e longevidade.
A Medicina Ayurveda, sempre indicou isso mesmo, a melhor forma de nos alimentarmos é escolher os alimentos naturais.
Leia o artigo e conheça 7 hábitos para aumentar a sua longevidade.
Como Aumentar a Longevidade
Pode adicionar até 13 anos à sua vida, se comer pouca carne, especialmente a vermelha e processada (ou elimina-la mesmo da sua alimentação), comer mais frutas e vegetais, legumes, e grãos integrais, revelou um estudo recente.
De acordo com o estudo, os maiores ganhos na longevidade foram encontrados com a ingestão de mais leguminosas, que incluem feijão, ervilhas e lentilhas; grãos integrais, (que são a semente inteira de uma planta), nozes e amêndoas.
As dietas (alimentação diária) à base de plantas (Plant Based) estam a ganhar cada vez mais importância e mesmo alguns profissionais na comunidade médica já a indicam como uma das principais em termos nutricionais. A dieta é considerada um sinal vital, tal como a tensão arterial, a temperatura e a pulsação.
Longevidade Saudável: O que diz a Ayurveda
A Ayurveda já indica esta forma natural de nos alimentarmos à mais de 5.000 anos atrás, como sendo um fator determinante para uma maior longevidade. Indica também que não é só o que comemos, mas a forma como forma como comemos terá um papel principal numa vida mais longa e saudável.
Indica que nem todos os alimentos são benéficos para si. Numa consulta ayurveda revelamos-lhe quais os alimentos com que deve preparar os seus pratos diários.
Fatores Determinantes na Longevidade
Tem aqui algumas dicas para mudar a sua dieta para melhor.
1.Acompanhar os Seus Hábitos Alimentares Atuais
Muitos de nós comem sem pensar, sem realmente entender sobre alimentação e tudo o que colocamos na boca. É por isso que conhecer os seus hábitos alimentares reais é o primeiro passo.
Anote tudo o que come por um dia e inclua detalhes como hora, local e outros fatores que afetam os seus hábitos alimentares. Agora sente-se, leia o que escreveu e faça um plano sobre como pode melhorar os seus hábitos.
Confie num profissional terapeuta de ayurveda que vai elaborar este plano de acordo com o seu dosha. Entre em contacto conosco que nós ajudamo-lo.
Não tente ser perfeito quando iniciar a mudança da sua dieta. Deve começar com pequenos passos que possam ficar mais sustentáveis e depois desenvolve-los.
2.Planear as Suas Refeições
Nós comemos o que está perto de nós. Mude o seu ambiente alimentar, tanto em casa, como as refeições fora, quando está no seu local de trabalho e planeie com antecedência essas refeições. Leve almoços e lanches saudáveis. Se está em viagem, vá a uma mercearia mais próxima de si para abastecer-se de alimentos nutritivos.
Quer saber o que comprar e como escolher? Uma health coach auxilia-o nas compras de alimentos e no planeamento das refeições.
3.Retirar o Açúcar do Pequeno-Almoço
Comece o seu dia com um “boost” mais saudável, e remova o açúcar do pequeno-almoço.
Existem inúmeros benefícios em retirar o açúcar da primeira refeição do dia. O nível de açúcar no sangue permanece estável, e a sua energia e criatividade permanecem altas e definem o seu dia.
Repensar o pequeno-almoço é uma abordagem poderosa para uma mudança de hábito porque é uma refeição que a maioria das pessoas faz diariamente. Se não incluir açúcar no seu pequeno almoço e isso se tornar uma regra, acaba por se tornar um hábito.
4.Reduzir o Consumo de Carne
A forma mais simples de começar a comer mais vegetais é substituir uma refeição de carne, por uma opção à base de vegetais ou grãos. Se consome carne todos os dias então faça isso todos os dias, fazendo todos os dias pelo menos uma refeição sem carne. Se consome carne diariamente está na altura de refletir sobre isso e reduzir o consumo.
Por exemplo, coloque no prato, lentilhas, grãos integrais ou feijões, em vez da carne, e assim ajudará o seu corpo a aumentar os níveis de açúcar no sangue lentamente, o que dá ao cérebro a energia necessária para superar a queda natural de energia pela tarde.
5.Comer o que Gosta
Todos sabemos que comer frutas e vegetais é bom para a saúde, mas para alguns podem não ser os alimentos favoritos. No entanto, para que esse novo hábito se mantenha, precisa ter criatividade a comer comida mais saborosa e saudável.
Pense como pode desfrutar da comida saudável para que não seja um castigo e/ou uma recompensa?
Nestes casos recorrer a um profissional é o mais indicado para conseguir incluir os sabores dos alimentos que gosta, de acordo com a sua constituição, na sua rotina diária até que se torne um hábito comer esses alimentos.
Nas sessões de health coaching, orientamo-lo a ter uma rotina de alimentação saudável, e também a desintoxicar o seu corpo e mente importante para uma boa saúde.
6.Escolher o Exercício Físico que Gosta
Mas a alimentação por si só não garante uma vida mais longa e saudável. O exercício diário é fundamental e não é necessário que seja num ginásio.
Estudos indicam que simplesmente movimentar com maior frequência todos os dias, como caminhar na natureza, pode melhorar a saúde, reduzir o stress e retardar o envelhecimento.
Fazer yoga é fundamental nos dias de hoje, para uma vida mais tranquila e saudável. Saiba mais como o yoga contribui para a saúde e bem-estar.
7.Ter Qualidade de Sono e Gerir o Stress
Outros fatores que afetarão a sua longevidade incluem o controle do stress, dormir cerca de oito horas de qualidade de sono e ter relacionamentos próximos e não tóxicos.
Quer saber mais sobre alimentação saudável, ayurveda e health coaching? Conheça os cursos certificados, masterclasses, e retiros. Ou entre em sessões de health coaching e/ou consultas de ayurveda. Tenha uma maior longevidade e saúde.
Fique também a conhecer os programas de saúde mental e os programas de jejum em 5 dias. Se é empresa entre em contacto para outras informações.