1. Vitamina D Beneficios e Alimentos
2. Como Aumentar a Imunidade
3. Déficit de Vitamina D e Sintomas
- Doenças autoimunes: A vitamina D é um imunorregulador que inibe seletivamente o tipo de resposta imunológica que provoca a reação contra o próprio organismo. Algumas das doenças autoimunes que podem ser tratadas com altas doses de vitamina D são: esclerose múltipla, artrite reumatoide e problemas oftalmológicos.
- Depressão: existe ligação entre baixos níveis de vitamina D e depressão.
- Cancro: A falta de vitamina D favorece 17 tipos de cancro, como o de mama, próstata e melanoma. Além disso, a vitamina D ainda promove a autodestruição das células cancerosas.
- Gripes e constipações: Crianças com deficiência de vitamina D tem maior probabilidade de desenvolver infecções respiratórias. Os adultos com menores quantidades de vitamina D contraem mais constipações e problemas nas vias respiratórias.
- Problemas nos ossos: deficiência de vitamina D inibe em 30% a absorção de cálcio pelos alimentos.
- Doenças do coração: A falta da vitamina D pode levar à acumulação de cálcio nas artéria, favorecendo o risco de formação de placas.
- Diabetes: O fato da vitamina D influenciar a produção de renina também é interessante para prevenir o diabetes, pois a falta desta substância favorece a doença. Além disso, a produção de insulina pelo pâncreas requer a participação da vitamina D.
- Força muscular inibida: A vitamina D contribui para a força muscular, portanto, sua ausência leva a perda dessa força e aumenta o risco de quedas e fraturas.
- Risco de morte prematura: Uma pesquisa publicada no Archives of Internal Medicine constatou que o consumo de suplementos de vitamina D diminui em 7% o risco de mortalidade por qualquer causa.
- Risco na gravidez: No primeiro trimestre a falta de vitamina pode levar a abortos. Pode também causar a pré-eclâmpsia e aumenta a probabilidade da criança ser autista.
4. Relação com a Covid-19
Um efeito conhecido da vitamina D é sua influência nos glóbulos brancos, os agentes ativos da nossa imunidade. Bons níveis de vitamina D impedem os glóbulos de libertarem citocinas inflamatórias em grandes quantidades, logo a carência desta vitamina faz precisamente o contrário.. As pesquisas mais recentes revelam que a COVID-19 causa o excesso de libertação dessas citocinas, o mesmo quando o corpo está em falta de vitamina D. Assim, em conjunto com a atividade dos glóbulos brancos, os efeitos são perigosíssimos. Se tiver um bom nível de vitamina D o seu organismo saberá lidar melhor com a situação se for infectado pelo vírus.
Se neste momento está mais em casa, em confinamento, e não tem hipótese de apanhar um sol na varanda ou terraço, então será melhor tomar suplementos de vitamina D. Vitamina d beneficios com a suplementação quando estamos em confinamento prolongado e em casos de pessoas idosas que que encontram à muito tempo dentro de casa.
5. Reforçar a Imunidade com Yoga e Alimentação Saudável
Não devemos atuar em SOS, isto quer dizer que deve cuidar sempre do seu corpo e mente. Uma prática regular de yoga e uma alimentação sempre saudável e cuidada permite um bom sistema imunitário. Se ainda não pratica yoga, meditação e não tem uma alimentação saudável, comece a gora e saiba como a vida sorri. Conheça as aulas de yoga online em grupo ou individuais.