A prática regular de pranayama tem enormes benefícios para a saúde mental, permitindo reduzir a ansiedade, o stress e a tensão arterial. Saiba mais sobre respiração e os seus benefícios
Respiração Pranayama O Que É
Pranayama é a prática de controlar a respiração, utilizando o tempo, a duração e a frequência de cada respiração e retenção.
O objetivo do pranayama é ligar o corpo com a mente. Levar oxigénio ao corpo enquanto remove toxinas e fornecer benefícios fisiológicos de cura.
O Pranayama tem diferentes técnicas de respiração. Por exemplo:
- respiração alternada das narinas (nadishodhana)
- respiração vitoriosa (ujjayi)
- respiração da abelha (bhramari)
- respiração de fole (bastrika)
Estes exercícios respiratórios podem ser praticados de várias formas: enquanto faz yoga, medita ou quando tem um tempo apenas para si.
Pranayama Exercícios
Pranayama é a prática de regular a respiração. É um componente principal do yoga, um exercício para o bem-estar físico e mental. Em sânscrito, “prana” significa energia vital e “yama” significa controle.
A prática envolve exercícios e padrões de respiração quando praticamos de inicio yoga, mas o pranayama é mais profundo quando o aluno avança na própria prática. Praticando pranayama de forma simples, é a intenção de inspirar, expirar e prender a respiração numa determinada sequência.
Quando se pratica yoga, a respiração é usado em conjunto com outras práticas, como por exemplo nos asanas e na meditação.
A prática de respiração tem benefícios devido aos efeitos terapêuticos dos exercícios respiratórios, do efeito energético e de acalmar a mente.
Benefícios do Pranayama de Acordo com a Ciência
Os benefícios da respiração foram muito investigados pela comunidade cientifica.
De acordo com esses estudos, o pranayama pode beneficiar a saúde de várias formas.
Alguns dos benefícios da respiração:
-
Reduz o Stress
Num estudo cientifico verificou-se que o pranayama reduziu os níveis de stress em jovens adultos saudáveis. Os investigadores concluíram que o pranayama acalma o sistema nervoso, o que melhora a resposta ao stress.
Noutro estudo, foram encontrados benefícios semelhantes. Quem praticava pranayama sentia menos ansiedade antes de fazer um teste escolar ou exame.
Os autores do estudo ligaram este efeito ao aumento da captação de oxigénio durante o pranayama. O oxigénio é energia para os orgãos vitais, incluindo o cérebro e os nervos. Nos nossos retiros para mulheres a pratica de pranayama permite o alivio do stress e acalma a mente.
-
Reduz Tensão Arterial
Tensão alta, ou hipertensão, é quando a tensão arterial atinge um nível prejudicial à saúde. Aumenta o risco de doenças cardíacas.
O stress é um fator de risco para a hipertensão. A respiração pode ajudar a minimizar esse risco, promovendo o relaxamento.
Num estudo os participantes com hipertensão estavam sob medicação com anti-hipertensivos, durante 6 semanas. Metade dos participantes também receberam formação em pranayama. No final do estudo, este grupo apresentou uma redução maior da tensão arterial.
Este efeito, de acordo com os autores do estudo, foi provavelmente devido à respiração consciente.
Concentrar-se na respiração pode ajudar a acalmar o sistema nervoso. Por sua vez, pode ajudar a reduzir a resposta ao stress e o risco de hipertensão.
-
Melhora a Qualidade do Sono
Os efeitos do pranayama no alívio do stress também podem ajudá-lo a dormir.
Uma técnica conhecida como Bhramari praticada durante 5 minutos diminui a respiração e a frequência cardíaca e ajuda a acalmar o corpo antes de dormir.
Num dos estudos cientificos, demonstraram que o pranayama também melhora a qualidade do sono em pessoas com apneia obstrutiva do sono. O estudo também concluiu que a prática de pranayama diminui o ressonar e a sonolência diurna, trazendo benefícios para um descanso de melhor qualidade.
-
Melhora a Função Pulmonar
A respiração lenta e vigorosa pode fortalecer os pulmões.
Um estudo indica que 6 semanas de prática de pranayama de 1 hora diária, pode ter um efeito significativo na função pulmonar. A prática melhorou vários parâmetros da função pulmonar, de acordo com os resultados dos testes.
De acordo com os autores do estudo, a respiração pode ajudar no fortalecimento pulmonar sendo por isso útil para muitas doenças pulmonares, incluindo:
- asma
- bronquite alérgica
- recuperação de pneumonia
- recuperação de tuberculose
-
Melhorar o Desempenho Cognitivo
O pranayama também pode melhorar a função cerebral. Num estudo descobriu-se que 12 semanas de pranayama lento ou rápido melhoraram a função de execução cerebral - que inclui a memória, flexibilidade cognitiva e o raciocínio.
O estudo descobriu que a respiração rápida foi associada a uma melhoria da memória auditiva e do desempenho sensorial motor.
De acordo com os investigadores, estes benefícios devem-se aos efeitos da redução do stress da respiração.
O aumento da captação de oxigénio, que alimenta as células cerebrais, é também um factor positivo.
-
Aumenta a Atenção Plena
Para muitas pessoas, a respiração é automática. Mas durante o pranayama, fica consciente da respiração e de como a sente. Também se pratica o foco no momento presente, em vez do passado ou futuro. Isso é conhecido como atenção plena.
Num estudo, os alunos que praticavam pranayama mostraram níveis mais elevados de atenção plena do que aqueles que não a praticavam. Os mesmos alunos também mostraram maiores níveis de regulação emocional. Este efeito foi associado ao efeito calmante do pranayama, que dá a capacidade de ser mais consciente.
Os investigadores concluíram também, que o pranayama ajuda a remover o dióxido de carbono e a aumentar a concentração de oxigénio, que alimenta as células do cérebro. O que contribui para a atenção plena, melhorando o foco e a concentração. Leia o nosso artigo: como pode utilizar o mindfulness no regresso ao trabalho pós confinamento.
Aulas de Yoga Online e Cursos
Se nunca praticou pranayama antes, o Yoga Lounge tem aulas de yoga onde pode realizar esta pratica e utiliza-la no seu dia-a-dia, permitindo reduzir o stress e a ansiedade. Conheça também as aulas de yoga terapêutico. Se quer praticar pranayana de forma mais profunda e aprender técnicas para ensinar nas suas sessões de terapia, psicologia, alunos e outros, então convidamo-la a conhecer o curso de yoga e o curso de yogaterapia.