Conheça porque o mindfulness e stress andam de mãos dadas no regresso ao trabalho após o confinamento e, como pode usufruir do programa de mindfulness para a gestão do stress e das sessões de mindfulness guiadas no Yoga Lounge.
Um estudo recente da Gartner revelou que uma grande percentagem de empresas vão ainda continuar com tele-trabalho numa parte do tempo, e que vai trazer enormes mudanças na vida profissional.
A pandemia aumentou os medos da digitalização em muitas indústrias, deixando quase 40% dos colaboradores a acreditar que os seus postos de trabalho ficarão obsoletos daqui a cinco anos. Estas mudanças, juntamente com os desafios que se continua a enfrentar na vida pessoal devido à pandemia, podem ser fontes de stress e ansiedade.
Mindfulness o que é e para que serve
Ao praticar a atenção plena, Mindfulness, verá que estas técnicas ajudam a gerir estas mudanças e incertezas com maior facilidade. Permite deixar o que era e, aceitar o que é.
A mente prefere o conforto, a certeza e a rotina. A meditação permite ajustar a tudo o que está a mudar dentro e fora de si.
À medida que treina a mente para ficar mais confortável com as mudanças, pode fazer a transição para a vida pós-pandemia com menos stress, menos pensamentos ansiosos e um maior foco.
Em vez de necessitar saber como as coisas serão, ficará bem se não souber. É assim que a atenção plena ajuda a ficar mais resiliente, para que possa lidar melhor com qualquer coisa que surgir no seu caminho.
Para compreender os benefícios da meditação e da atenção plena, vamos perceber porque se resiste às mudanças e como isto cria stress e ansiedade.
Porque é que a Mudança é tão Difícil e Porque a Mudança Cria Stress e Ansiedade.
A um nível fundamental, como humanos, somos feitos para escolher. Precisamos controlar. Ao fazer escolhas e exercer controle, construímos rotinas e estruturas para criar uma sensação de segurança e estabilidade na vida.
Quando as coisas mudam, o sentido de segurança pode entrar em colapso e podemos ter uma série de emoções, seja desconforto ou sensação de ameaça, especialmente quando a mudança é uma mudança radical ou introduz algo que não se tenha enfrentado.
A mudança é uma parte inevitável da vida. Se prestar atenção, está sempre tudo a mudar, seja externo, por exemplo pessoas a entrarem e saírem de locais de empregos, ou interno, por exemplo, os seus pensamentos, emoções e sensações físicas. Mas compreender este conceito e abraçar essa realidade são duas coisas distintas.
Por esse motivo pode encarar a mudança mais difícil. Resistir e estar focado no que não quer que aconteça, em vez de entender o que está a acontecer.
Se fica muito envolvido com as emoções em torno da mudança, então essa preocupação é uma das formas pela quais o stress e a ansiedade podem acontecer. Cuide da sua saúde mental e evite o burnout.
Ansiedade no Regresso ao Trabalho
Todos podemos sentir stress e ansiedade. Embora de formas diferentes e com níveis de intensidade diferentes.
O stress é primariamente uma resposta fisiológica á ameaça. A ansiedade surge na mente como uma reação ao stress. Normalmente provocado por um certo medo ou forma como interpretamos o stress. Muitas vezes é relacionado com o futuro.
Por isso, quando tem incertezas, como por exemplo regressar ao trabalho após uma pandemia, é normal ficar ansioso enquanto tenta perceber a mudança.
A ansiedade funciona como um ciclo que se auto alimenta e que entra em ação devido a uma situação ou evento específico que leva a um pensamento de preocupação ou ansiedade, que traz sentimentos de medo, tensão ou pânico. Antes de perceber a mente muitos “entregam-se” a enredos de ansiedade que ela própria gerou.
Normalmente, tenta-se livrar destes sentimentos. Às vezes, pode até evitar o gatilho e distrair ou ignorar o pensamento. Ou pode seguir um outro caminho: por exemplo procurar garantias para tentar controlar a situação. Embora estas estratégias de controle às vezes funcionem no curto prazo, normalmente poderá descobrir que elas não funcionam realmente para gerir a ansiedade no longo prazo.
A ansiedade influencia os pensamentos, emoções e comportamentos de uma forma que a fará aumentar no tempo. Se não for controlada, pode causar angústia e prejudicar a capacidade de como funciona o seu no dia a dia. Saiba como reduzir o stress no trabalho.
O Treino de Mindfulness é uma Solução
Uma solução é praticar mindfullness. Não apenas para quebrar o ciclo de ansiedade, mas para transformar a nossa relação com a ansiedade.
Ao trazer a consciência para os seus comportamentos atuais e perceber mais sobre como vários tipos de gatilhos afetam a sua ansiedade, pode fazer mudanças nos comportamentos que alimentam esse ciclo de ansiedade.
Ao ter uma prática regular e consistente de mindfullness, desenvolve a capacidade de transformar a reatividade numa resposta considerada intencional. Está provado cientificamente que a meditação melhora a saúde mental.
Quanto mais consciente for acerca de como a sua mente se comporta, menos influenciado será pelas suas histórias e padrões.
Isto leva a uma mudança de mentalidade muito benéfica quando se trata de gerir as incertezas que o confinamento e o tele-trabalho apresentou e, o tipo de mudanças que enfrenta no regresso ao trabalho.
O objetivo é limitar o impacto dos gatilhos de ansiedade que gerem pensamentos ansiosos. Quanto mais entender e reconhecer as qualidades da mente ansiosa, melhor equipado estará para interromper o ciclo de ansiedade.
Sessões de Mindfulness e Experiências Mindfulness
Saiba como é possível controlar a ansiedade e o stress através de sessões de meditação e mindfulness. Aprenda as técnicas de mindfulness com professor certificado e faça o nosso curso de Mindfulness Practitioner.
Conheça os nossos cursos de mindfulness, o programa de mindfulness na gestão do stress, e as sessões de mindfulness guiada. Os nossos cursos, programas e sessões estão acessíveis online e presencial. O Yoga Lounge oferece experiências de midfulness à distância de um click onde quer que se encontre.