Neste artigo fique a conhecer mais sobre a fibromialgia e como pode reduzir os sintomas com um estilo de vida saudável: yoga, yogaterapia, nutrição e sono. Conheça as posições de yoga que aliviam as suas dores.
Fibromialgia o que é e Sintomas
A fibromialgia pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em mulheres com idades entre os 40 e 75 anos.
Os médicos geralmente consideram que a fibromialgia é um tipo de artrite. Tal como acontece com as condições artríticas típicas, causa dor. Ao contrário da artrite, a fibromialgia, não danifica significativamente os músculos ou articulações.
A fibromialgia causa dor musculo-esquelética significativa, bem como alterações na capacidade de dormir, pensar e memorizar.
Tratamento para a Fibromialgia
O médico receita medicamentos para o tratamento da fibromialgia, mas existem evidências de que o exercício, o movimento com consciência corporal e o treino físico com força muscular podem ajudar.
A saúde holística permite à pessoa que sofre de fibromialgia melhorar muito a sua condição.
As posições de yoga utilizadas em yogaterapia, combinam todas estas abordagens e podem aliviar a dor e a rigidez muscular. Conheça neste artigo como a prática de yoga proporciona saúde e bem estar.
4 Posições de Yoga para a Fibromialgia
Existem muitas posturas de yoga podem beneficiar uma pessoa com fibromialgia, por isso quem tem esta doença e pratica yoga melhora no geral. Mas quando acompanhada por um yoga terapeuta, este permitirá a execução de posturas adaptadas e adequadas à condição de determinada pessoa, potenciando o alivio da dor de forma muito mais direto.
Saiba como ser um yoga terapeuta certificado.
Deixamos aqui a sugestão de algumas posturas específicas. Aconselhamos que as pratique com um yoga terapeuta ou professor de yoga certificado.
1.Flexão em Pé ou Uttannasana
Modo de execução:
1. Fique em pé, com os pés afastados à largura da bacia.
2. Incline-se para a frente a partir das articulações da bacia.
3. Se possível, coloque as pontas dos dedos ou palmas das mãos no tapete de yoga. As pessoas que não conseguem alcançar o tapete com as mãos podem colocar as palmas das mãos na parte superior das coxas ou na perna mais em baixo.
Depois de ficar nessa posição por 30 a 60 segundos, eleve lentamente o corpo para cima até ficar de novo em pé. As pessoas com problemas de costas podem preferir manter os joelhos dobrados.
2. Postura da Semi-Ponte ou Setu Bandhasana
Para fazer esta postura:
1. Deite-se no tapete de costas.
2. Dobre os joelhos, colocando ambos os pés no tapete, à largura da bacia.
3. Estique os braços no tapete junto ao corpo e, ao expirar eleve a bacia do tapete, mantendo os glúteos contraídos.
4. Mantenha esta postura por 30 a 60 segundos.
5. Expire e leve lentamente a região lombar e a coluna em direção ao tapete.
Para proteger o pescoço e reduzir o desconforto ao deitar de bruços no tapete, coloque uma manta dobrada debaixo dos ombros.
Qualquer pessoa com algum histórico de lesão no pescoço deve evitar esta postura.
3. Postura da Cobra ou Bhujangasana
A postura da cobra pode esticar as pernas cansadas e abrir os músculos do peito. Para realizar esta postura:
1. Deite-se de bruços no tapete com as mãos sob os ombros e as palmas das mãos no tapete.
2. Puxe os cotovelos em direção ao corpo.
3. Inspire e empurre as palmas das mãos, esticando os braços até que a parte superior do corpo se levante do tapete. Não levante os pés ou a pélvis do tapete. Aperte os glúteos.
4. Sinta o alongamento no peito e da região lombar.
5. Mantenha a posição por 15 a 30 segundos, depois saia da postura e volte à posição inicial.
Não se deve fazer esta postura durante a gravidez, síndrome do túnel do carpo ou lesão nas costas.
4. Postura do Cadáver (Savasana)
Siga os passos abaixo para fazer a posição do cadáver:
1. Deite-se de costas.
2. Inspire e expire lentamente e, visualize ou sinta uma respiração de cura a preencher o seu corpo.
3. Ao inspirar, traga uma energia que refresque o corpo.
4. Ao expirar, sinta qualquer tensão e dor a sair do corpo.
5. Permaneça na postura até que esteja pronto para parar.
Ao praticar estas posturas diariamente vai aumentar a sensação de bem-estar e aliviar as suas dores. Tenha um acompanhamento continuo com um yoga terapeuta e melhor a sua condição e sintomas da fibromialgia, podendo mesmo reduzir muito ou deixar de ter dores.
Outras Abordagens para a Fibromialgia e o Estilo de Vida
Já se questionou sobre o seu estilo de vida? Como dorme? Anda constantemente em stress? Faz exercício físico?
O sono, o descanso e o relaxamento beneficiam muito uma pessoa com fibromialgia. Tente dormir com um horário regular e evitar dormir de dia, que vai interferir com uma boa noite de sono.
Conheça a importância de ter um sono regular no nosso artigo.
O exercício fisico regular pode ajudar a diminuir a dor relacionada à fibromialgia. Para além do yoga, como já referido, existem outras formas de exercício moderado que podem ser benéficas e que incluem natação, andar de bicicleta, praticar hidroginástica e caminhar. Exercícios excessivamente extenuantes podem piorar a dor.
Alimentação Saudável na Fibromialgia
Tal como acontece com a maioria das condições médicas, medidas saudáveis de autocuidado, como comer alimentos nutritivos e fazer uma alimentação saudável podem ajudar uma pessoa com fibromialgia a ter uma melhor qualidade de vida.
Conheça os 10 princípios de uma alimentação saudável no nosso artigo.
Mais Abordagens para a Fibromialgia
A massagem terapêutica, envolve o uso das mãos para manipular os músculos e tecidos moles, e pode ajudar a aliviar o stress e a ansiedade em pessoas com fibromialgia.
Aconselhamos a massagem ayurveda (abhyanga) que utiliza óleos medicados e mornos nos pontos marma e em todos o corpo com técnicas milenares que beneficiam a sua saúde, curando e prevenindo.
Leia sobre os benefícios da massagem ayurvédica.
Yoga Terapia para a Fibromialgia
A yoga terapia, combina as posturas de yoga, respiração, práticas de meditação aplicadas diretamente à sua condição física e adaptadas a si. O yoga terapeuta life coach observa o seu estilo de vida e orienta-o a ter uma vida saudável, reduzindo dores e melhorando a sua qualidade de vida. O Yoga Lounge disponibiliza online, aulas particulares de yoga terapiacom professora certificada.
Se quer aprender mais sobre yoga e yogaterapia, conheça os cursos: curso yoga life coach certificado e o curso de yoga terapia life coach certificado.
Conheça mais informações sobre os cursos certificados do Yoga Lounge Portugal e comece por si. Faça disso a sua profissão ajudando outros com a mesma condição que a sua.