Asanas e Doshas: a Yoga e o Ayurveda
Praticar Yoga com a Sabedoria da Ayurveda é algo importante numa aula de prática de Yoga.
Embora o Ayurveda e a Yoga tenham os mesmos princípios, são ciências complementares, e com o tempo, foram modificando e criaram novas formas de ser apresentadas.
Já se questionou porque é que numa aula de Yoga, um grupo de pessoas faz o mesmo asana (posição) e cada uma delas manifesta a sua experiência de forma diferente? e há mesmo pessoas que abandonam a prática porque não se sentem à vontade em fazê-la?
O yoga aplicado a cada dosha (vata, pitta, kapha) é a prática constante e benéfica que é realizada com cada posição e que equilibra as diferentes constituições do metabolismo, criando um fluxo de energia de equilíbrio para cada dosha.
No Ayurveda, falamos de 5 elementos, que são os pilares fundamentais da natureza e também presentes na nossa fisiologia:
Vata = ar e éter. Representa o movimento.
Pitta = fogo e água. Representa a transformação.
Kapha = terra e água. Representa a proteção.
O princípio fundamental do Ayurveda tem por base a teoria que cada pessoa é diferente e tem a sua própria essência, todos temos diferentes formas físicas, peso, batimentos cardíacos, resistência, flexibilidade, força, etc.
Portanto, cada um tem uma dieta, rotinas, cheiros, cores e exercícios específicos. As mesmas posições de yoga, os mesmos exercícios de respiração ou mesmo a mesma meditação não seriam eficazes para todas as pessoas.
Se quer saber como os asanas e os doshas podem equilibrar o seu corpo, mente e espirito, inscreva-se no Curso Praticar Yoga com a Sabedoria da Ayurveda a começar a 30 de Novembro.
Saiba mais aqui.