Conheça a razão porque muitas mulheres sofrem de endometriose e não sabem e, quais as posições de yoga que ajudam nesta doença.
O Que é Endometriose?
É uma doença caracterizada pela presença do endométrio, tecido que reveste o interior do útero, fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pélvis como trompas, ovários, intestinos e bexiga. Estas lesões são diferentes na estrutura e comportamento do endométrio normal que é eliminado durante a menstruação. O tecido da endometriose pode causar dor, infertilidade e disfunção orgânica devido à inflamação, invasão de estruturas do corpo e tecido cicatricial.
Aproximadamente 1 em cada 10 mulheres têm endometriose. Muitas mulheres não dão importância aos sintomas de “cólicas fortes” trazendo uma média de atraso de 10 anos para serem diagnosticadas com endometriose.
Embora o médico possa suspeitar de endometriose, é necessária uma cirurgia para confirmar o diagnóstico.
Existem muitas teorias que procuram explicar a endometriose. Muito provavelmente, é uma combinação de uma origem embrionária, com outros fatores genéticos e ambientais.
Sintomas da Endometriose
A educação e a conscientização podem levar à detecção precoce da doença. Por isso é fundamental que conheça a endometriose, e que atue nos sintomas.
Estes são alguns dos sintomas da endometriose:
- Períodos muito dolorosos (dor pélvica, cólicas, dor lombar e abdominal)
- Dor durante a ovulação ou duas semanas após a menstruação
- Dor nas pernas ou nevralgia (sensações nervosas) associadas ao seu ciclo menstrual
- Dor na zona sacra e/ou dor nas costas
- Dor no ombro/no peito ou falta de ar com o seu ciclo menstrual
- Dor durante ou após o ato sexual
- Coágulos sanguíneos espessos (muitas vezes escuros) com o seu período
- Movimentos intestinais dolorosos ou urinar doloroso
- Sangramento excessivo
- Fadiga e dor crónica
- Diarreia e obstipação
- Inchaço
- Náusea e vómito
- Frequência, retenção ou urgência urinária que não é normal ou comum
- Alergias e outros problemas relacionados ao sistema imunológico
- Infertilidade e perda de gravidez
Qual é o Tratamento para a Endometriose?
Em alguns casos a cirurgia é bem sucedida na remoção completa da endometriose. Em muitos outros, não erradica totalmente a condição.
Nesses casos, bem como naqueles em que a cirurgia não é uma opção, o foco muda para a gestão dos sintomas.
Geralmente, na medicina, é feito com tratamento hormonal, analgésicos e pílula anticoncepcional. Para além disso, e como uma forma autónoma de gerir os sintomas, algumas técnicas de bem-estar e de estilo de vida podem facilitar a vida com a endometriose.
Que Ferramentas de Estilo de Vida Permitem Gerir os Sintomas ?
Estas incluem suplementos de plantas ayurveda, mudanças na dieta para uma alimentação mais saudável e ayurvédica, terapia ayurveda e tratamentos, massagem ayurvédica abhyanga e yoga.
Como a Yoga Pode Ajudar a Aliviar os Sintomas?
Pesquisas sugerem que a yoga ajuda a controlar os sintomas da endometriose. Um estudo dividiu aleatoriamente 40 pessoas com esta condição em dois grupos: aqueles com uma prática suave de Hatha Yoga e outros que seguem vidas normais sem uma prática de yoga. Durante dois meses, o grupo que praticou yoga teve duas aulas de noventa minutos por semana.
Ao final do estudo, os dois grupos foram comparados. As pessoas que praticavam yoga relataram significativamente menos dor diária, bem como uma maior sensação de bem-estar, de acordo com resultados publicados no The Journal of Alternative and Complementary Medicine.
O Que se Passa no Sistema Nervoso e no Sistema Imunológico nas Pessoas com Endometriose?
Para muitas pessoas com endometriose, o sistema nervoso e o sistema imunológico estão sob ataque o tempo todo. O corpo cura-se melhor quando não está num estado de stress e de luta e fuga. É por isso que a yoga pode ser tão benéfica quando se sofre de endometriose.
Relaxar o corpo praticando yoga também pode fazer com que sua dor fique menos intensa. Uma prática que inclui asanas suaves, meditação e exercícios de respiração ajuda a acalmar a mente, o que reduz a forma de desconforto. Para além disso, algumas posições de yoga são conhecidas por relaxar a tensão no abdómen e na pélvis e aumentar o fluxo sanguíneo para esta zona do corpo.
Normalmente, quando sente dor numa determinada área do corpo, tenta se contrair em volta dessa área, na tentativa de “desconectar” e, portanto, sentir menos dor. Infelizmente, isso não funciona.
Contrair e “desconectar” na verdade cria mais dor, não menos. Por mais contra-intuitivo que isso possa parecer, relaxar o abdómen e respirar em direção à barriga alivia a dor.
Assim, pode permitir que a sua barriga tenha espaço suficiente para a respiração entrar. A cada inspiração, a barriga se moverá para a frente (expande). A cada expiração, a barriga recolhe (contrai). Mesmo que não pratique nenhuma postura, porque simplesmente não tem energia no momento, está com muita dor ou qualquer outro motivo, arrange tempo para acalmar completamente a sua barriga sempre que sentir dor.
Tente também relaxar o maxilar, pois a tensão no maxilar geralmente reflete a tensão no assoalho pélvico. Quanto mais conseguir relaxar o maxilar, mais o seu assoalho pélvico relaxará também.
Que Posições de Yoga Podem Ajudar?
Então, quais são as posturas de yoga que mais ajudam a aliviar a dor que vem com a endometriose? Difere de pessoa para pessoa.
Em geral focar em posturas de enraizamento é importante para a zona pélvica.
As aberturas da bacia criam mais espaço para respirar e, portanto, também são muito eficazes. Para a maioria das pessoas com endometriose, Vajrasana, Malasana e Supta Baddha Konasana oferecem alívio na dor.
Vajrasana– Para fazer esta postura, ajoelhe-se e sente-se com os glúteos nos calcanhares (diferente da postura de Virasana ou do Heroi, onde se senta entre os calcanhares). Quando se senta em Vajrasana, a maneira como os seus calcanhares tocam os glúteos estimula dois pontos marma de ayurveda, ajudando a aliviar a dor. Fazer uma torção muito ligeira nesta postura pode aliviar ainda mais a dor (pergunte ao professor de yoga ou ao yoga terapeuta como deve fazer).
Malasana – De pé com os pés mais afastados do que a largura da bacia, dobre os joelhos e baixe a bacia, entrando num agachamento baixo. Pode modificar a postura de Malasana colocando um cobertor enrolado sob os calcanhares ou encostando-se a uma parede.
Malasana é ótimo para cólicas menstruais, dores de endometriose e problemas digestivos. Abre a área pélvica, aumenta a flexibilidade e a circulação nesta área.
Supta Baddha Konasana – Deite-se no tapete com as plantas dos pés a tocar uma na outra e os joelhos dobrados. Coloque as mãos na parte inferior do abdómen e respire em direção às mãos.
A postura Supta Baddha Konasana ou borboleta reclinada relaxa profundamente os músculos da região pélvica e da parte interna das coxas e, ajuda a soltar os ligamentos, tendões e outros tecidos moles perto das articulações da bacia.
Quando está numa destas posturas, pode ficar por até dez minutos em cada posição. Permanecer em cada postura por um longo período de tempo permitirá que suavize os músculos tensos e o tecido conjuntivo dentro e à volta do abdómen e da pélvis, aprofundando a postura e os seus benefícios.
Escolher Yoga Terapia ou Yoga na Endometriose?
Como referido anteriormente existem algumas posturas de yoga que ajudam a aliviar a dor na endometriose, mas essas posturas diferem de pessoa para pessoa. Assim numa aula/sessão de yoga terapia o yoga terapeuta indicará as posturas exatas para si e a frequência com que deve fazer essa postura assim como as respirações envolvidas na postura.
O yoga terapêutico permite um acesso mais personalizado à sua condição e único a si. Aconselhe-se com um professor de yoga ou com um terapeuta de yoga e saiba o que é melhor no seu caso.
Conheça as nossas aulas de yoga e yogaterapia. Torne-se um profissional Instrutor de Yoga e/ou um Terapeuta de Yoga, consulte a agenda dos próximos cursos certificados Dgert.