Conheça neste artigo como o caminho do yoga lhe pode proporcionar um caminho de evolução espiritual. Comemore o dia internacional do yoga no Yogalounge.
Dissolver as Carapaças Emocionais
Se com os Asanas, posições de yoga, temos a oportunidade de dissolver as nossas carapaças emocionais criadas durante anos, com os Yamas e Niyamas podemos usar essa abertura criada para interagir conosco mesmos e com o mundo de uma forma diferente, que só gerará mais luz, honestidade e generosidade.
Removendo esses bloqueios, fica também muito mais fácil começar a queimar os samskaras, essas impressões acumuladas que nos levam a agir de forma condicionada.
Samskaras
É como se chegássemos numa interseção e tivéssemos uma trilha aberta, que já fizemos várias vezes e outra menos aberta, pela qual raramente fomos. Naturalmente, muitas vezes sem pensar, enveredamos por aquela que conhecemos melhor, mesmo que nos tenha levado a onde não queríamos.
Essa trilha aparentemente mais confortável é o samskara. O seu condicionamento pode ser muito forte e difícil de quebrar. Ás vezes podemos até sentir que com o Yoga estamos indo contra a corrente ou o que é normal. O yoga tem inúmeros benefícios.
Encontrar a Paz no Caminho do Yoga
Mas precisamos pensar: Onde queremos chegar? Na libertação? Ser livre não é só fazer o que se quer, não é conseguir sempre ver as suas expectativas satisfeitas, mas sim estar em paz com o que quer que aconteça.
Alinhado com o Dharma
É estar perante as mil interseções da vida e saber que se está escolhendo a trilha que está mais adequada com o nosso Dharma, com o nosso destino, guiados por Buddhi, e não por nossos Ragas e Dvesas, apegos e aversões, saber que estamos agindo e não reagindo. E ainda assim, seguir nesse caminho com paz no coração, feliz com seu destino seja ele o que esperámos ou não.
Condicionamentos Externos no Caminho do Yoga
Mas isto, realmente não é nada fácil. Até porque além de nossos próprios condicionamentos, temos que lidar com os condicionantes externos. Damos por nós pensando que seria muito menos trabalhoso seguir Yamas e Niyamas, sair dos padrões, se vivêssemos isolados, meditando no alto da montanha. Se não tivéssemos contas para pagar, tarefas para fazer, satisfações a dar. Como viver num mundo que muitas vezes não é nada justo, em que nos relacionamos com pessoas diferentes todo o dia, que trazem os seus próprios samskaras sobre os quais não temos nenhuma responsabilidade?
Patanjali, o Pai do Yoga
Patanjali escreveu os Yoga Sutras num passado longínquo, onde a sociedade funcionava de modo diferente de certo. Mas ainda assim, no sutra 33 do primeiro capitulo, ele dá quatro chaves cruciais para nos relacionarmos com os outros, de forma a podermos atingir ciita-prasadanam, a purificação e tranquilização dessa consciência, que é afinal mente e coração.
São elas: amistosidade perante aqueles que estão felizes, compaixão pelos que estão tristes, alegria pelos virtuosos e equanimidade perante os não virtuosos. Parece simples, mas quantas vezes sentimos inveja pelas qualidades ou conquistas dos outros? Ou quantas vezes sentimos quase um prazer em julgar ou rejeitar os que são viciosos? O que não vemos é que esses sentimentos, ainda que venham naturalmente, acabam por fazer mal sobretudo a nós mesmos. Vão nos corroendo, porque sabemos que no fundo não estão de acordo com o que acreditamos. Se conseguimos ter sempre presentes essas quatro chaves, as nossas relações ficam mais leves, mais simples e essa é também uma forma de purificarmos as nossas emoções.
No fundo, quando se trata de emoções, torna-se pertinente a pergunta do início: o que estamos cultivando hoje para colher amanhã? Porque as emoções, exatamente por esse seu caráter mais profundo, por serem tão parte de nós, são um dos aspetos da mente mais difícil de se lidar.
O Caminho do Yoga
Mas quando escolhemos o caminho da evolução espiritual, o caminho do yoga, escolhemos também dissolver nossos bloqueios e quebrar nossos padrões, gerando em nós uma nova atitude, que nos permitirá criar relações não mais baseadas em expectativas, apegos e carências, mas sim na generosidade e honestidade. Por seu lado, isto permite que emoções luminosas e verdadeiras predominem, num circulo virtuoso de harmonia.
A verdade é que se prepararmos bem o terreno hoje, plantamos as sementes certas e regarmos com Amor, não podemos esperar mais do que belas flores e saborosos frutos.
Comemore o Dia Internacional do Yoga
Pratique yoga. Comemore o dia internacional do yoga a 21 de junho no Yogalounge. Conheça os Cursos de yoga do Yogalounge. Seja um instrutor de yoga profissional certificado.