Yoga rituals: Leia este artigo desconstruindo a sua mente, comece por ter uma mente flexível e coloque de lado a ideia de que a yoga (1) é uma atividade física.
1. Yoga: O que é
É um sistema constituído por oito passos com origem na índia e que requer uma prática disciplinada constante e sem apego. Os oito passos (asthanga-yoga), são: yama (comportamento ético), niyama (regras), asana (postura), pranayama (respiração), pratyahara (recolher dos sentidos), dharana (concentração), dhyana (meditação) e samadhi (união). Todas estas etapas devem estar presentes se praticamos yoga. A maioria das vezes inicia-se pela etapa da asana, quando se procura a prática física, mas só isso não é yoga. A yoga é uma disciplina que leva ao autoconhecimento, mas é um caminho solitário onde cada um deve ser responsável pelo seu. A yoga naturalmente mostra a quem a pratica o seu potencial, a força que cada um tem e que desconhece, mas para isso a prática deve ser constante.
2. Yoga Rituals: Prática física com desapego
A prática constante de yoga, permite à pessoa ajustar o seu modo de vida, os pensamentos, as emoções, as palavras, as ações, a alimentação, os comportamentos, as atitudes para ela e para todos os outros seres. A pratica de yoga exige sair fora da zona de conforto, e ficar estável nas posturas. A respiração é uma das etapas importantes na prática, ela acontece entre uma inspiração e uma expiração.
O apego a pessoas, a pensamentos, a ideias, a coisas materiais, causa sofrimento, consciente ou inconsciente. O desapego leva-nos a desprender do que nos faz sofrer: os desejos, as repulsas, os medos... Reflita sobre se praticamos yoga se fumamos?; se nos maltratamos ou maltratamos o outro?; se não respeitamos uma alimentação saudável? etc.
3. Yoga Lisboa está na moda?
Não está na moda, o que dizem estar na moda não é yoga mas sim algo que é uma atividade física, praticada em ginásios ou outros. Pratique yoga rituals todas as manhas
4. Como praticar yoga porto
Não pratique sozinho em casa, tenha um professor que o orienta. Os retiros podem ser locais ideais para iniciar a prática e aprender. Se necessitar de recomendações especificas arranje um professor coach que o oriente na prática de yoga de acordo com as suas características físicas e mentais, possibilitando também a adequação da sua alimentação. As aulas em grupo ou individuais podem ser um inicio à prática, mas não esqueça que a yoga não é um atividade física.
5. Recomendações nas aulas de yoga
Como a yoga é muito mais que atividade física, ela não deve ser recomendada por profissionais de saúde quando a pessoa está com depressão ou alguma doença. A yoga ajuda a diminuir a agitação mental, mas não é adequado para pessoas com depressão. E previne o desiquilíbrio do corpo e mente, por isso quando praticada de forma constante previne a saúde.
Saiba ainda mais sobre yoga. E conheça os nossos Cursos de Yoga e Yogaterapia. E também o Curso de Yoga para Grávidas, para quem já é instrutor de yoga.
(1)Yoga é uma palavra do género feminino, por isso o artigo ‘a’.