A Importância da Alimentação na Vitalidade do Corpo e Mente.

Já sentiu alguma vez falta de vitalidade ou falta de vigor?

A ingestão de alimentos puros e nutritivos (sattvicos) permite ao corpo e mente terem uma energia essencial que se designa de Ojas. Em sânscrito, Ojas significa "vigor".

Na Ayurveda, refere-se que o Ojas é responsável pela vitalidade, força, saúde, vida longa, imunidade e bem-estar mental e emocional. Ojas não é físico, mas indica-se que a sua localização no corpo é no coração.

Ojas é a substância pura que é acumulada a partir de alimentos nutritivos e adequadamente digeridos. Dá vida e energia às células do corpo. Alimentos não-sattvicos, como carne, alimentos processados, alimentos oleosos, alimentos reaquecidos e alimentos que não são preparados na hora, são quase impossíveis para o corpo de os converter em Ojas. Estes alimentos criam Ama.

Ama é o oposto de Ojas, e é considerado um resíduo tóxico que se acumula nas células e provoca doenças. Ama é criado se consumir alimentos não sattvicos e se mantiver hábitos ou emoções destrutivas. Pode-se neutralizar Ama aumentando e equilibrando Ojas.

Podemos revigorar, reparar e proteger o Ojas tendo uma dieta satvica, praticando meditação e promovendo o equilíbrio em todos os aspetos da vida. Durante a prática de yoga, pode praticar-se asanas que abram o coração para fortalecer e aumentar o Ojas.

Sinais de abundância de Ojas são pessoas descansadas, com uma pele radiante, uma língua de cor saudável, sentindo-se centradas e equilibradas, com fácil digestão, mente clara, raramente adoecem, que se sentem leves e energizadas.

Se pretender uma Sessão de Health Coaching entre em contato.

Categorias: Health Coaching

Artigos Relacionados

Health Coaching

Curso Health Coaching em Lisboa

Curso Health Coaching inicia a 14 de Setembro em Lisboa Mais de metade da população Portuguesa é obesa e com maus estilos de vida. Isto leva ao aparecimento de doenças e problemas de saúde muito... Ler mais