Coaching

Coaching o que é

Coaching é uma palavra inglesa que significa “treino”. O profissional que aplica esse treino é o coach e seu cliente é o coachee.

Existem várias definições, uma delas é: “Um processo que visa elevar a performance de um indivíduo, grupo ou empresa, aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente comprovadas”.

Embora seja muito utilizado nos negócios, diversos outros motivos levam as pessoas a procurar este treino. Atualmente, existe coaching de liderança, de saúde, de vendas, de carreira, de relacionamentos, e outros.

Online Coaching

No processo, o coachee passa por uma fase de autoconhecimento e de mudança dos hábitos e dos pensamentos para atingir os seus objetivos profissionais ou pessoais de forma mais rápida e eficaz. O coaching não é nem terapia nem consultoria.

Existem sessões online e também presenciais. A tecnologia veio facilitar o desenvolvimento de pessoas e equipas, pois cada vez mais se utiliza sessões e cursos de coaching online.

Geralmente um processo de coaching pode ter de 8 a 12 sessões, em média. As sessões podem ser individuais, com equipas e empresas. Saiba mais acerca como entrar num processo de Life Coaching e mum processo de Health Coaching.

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Life Coaching ou Coaching Pessoal

O Life Coaching também designado de coaching pessoal ou coaching de vida, ajuda a pessoa a ganhar consciência sobre determinados temas da sua vida e a esclarecer as suas metas e prioridades pessoais, a entender melhor os seus pensamentos, emoções, e opções, e fazer as ações apropriadas para mudar a sua vida, alcançar metas, e sentir-se realizada. Os temas de vidas podem ser vários e a pessoa trazer para uma sessão a carreira, a saúde, as finanças, os relacionamentos, e outros.

Coaching Profissional

Coaching profissional é um meio de desenvolver uma parceria entre o gestor(coach) e o colaborador que cria um entendimento partilhado sobre o que precisa ser alcançado e como deve ser alcançado.

Definido como uma abordagem contínua para a gestão de pessoas, permite:

  • criar um ambiente motivador para o desempenho
  • melhorar a correspondência entre o desempenho real e esperado
  • aumentar a probabilidade de sucesso, fornecendo feedback de forma oportuno, reconhecimento, clareza e suporte

Num ciclo de gestão de desempenho, o coaching significa fornecer feedback e suporte contínuos ao colaborador ao longo do ano. Permite também dar ao colaborador a oportunidade de ouvir sobre aspectos do seu desempenho em “tempo real” e desempenhar um papel na descoberta da melhor forma de adotar ou modificar o seu comportamento para o sucesso. Conheça o nosso curso life coaching profissional e seja um Coach.

comunicação nas empresas

Health Coaching

No Health Coaching, o health coach orienta e encaminha o coachee a alcançar o seus objetivos relacionados com a saúde e bem-estar pessoais, que pretenda atingir e alterar, através de mudanças com alimentação e estilo de vida. O health coach permite assim ao coachee que este alcance melhor qualidade de vida, emagrecendo, dormindo melhor, deixar vícios, e outros.

Ter um coach profissional e certificado, é fundamental para avançar e alcançar objetivos na vida, ou a construir esses mesmos objetivos quando não existem. Conheça 6 razões para entrar num processo de health coaching e ser mais feliz.

No Blog: Coaching O que é, Para Que Serve e Tipos de Coaching

O que faz um Coach?

O coach não é um psicólogo nem um consultor. Utiliza técnicas de coaching cientificamente comprovadas para direcionar os seus clientes a atingirem os objetivos.

O papel do coach é identificar o objetivo do coachee e, a partir daí, traçar um plano de ação com metas específicas a serem cumpridas periodicamente. A cada sessão, o coach deve acompanhar os resultados do coachee, dar feedbacks, propor melhorias e dar tarefas.

Geralmente, os coaches são profissionais independentes. As sessões podem ser realizadas em escritórios próprios ou online.

Coaching Motivacional

Pressupostos básicos que formam os alicerces do coaching de motivacional de sucesso:

  1.     Os colaboradores querem ter sucesso no trabalho.
  2.     Os colaboradores podem contribuir com ideias sobre como o trabalho deve ser realizado.
  3.     Os colaboradores trabalharão arduamente para atingir as sua metas que desempenharam um papel importante no desenvolvimento.
  4.     Os colaboradores estão abertos para aprender a reconhecerem o valor para eles em termos de maior sucesso no trabalho e subsequente a recompensa e o reconhecimento.

Essas suposições são a base para a confiança e motivação que é fundamental em qualquer relacionamento de coaching. Quando um gestor opera de acordo com essas premissas, os colaboradores respondem positivamente. Também é verdade quando o colaborador é novo ou enfrenta alguns problemas de desempenho.

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Coaching Empresarial

O Coaching empresarial é um estilo de gestão sofisticado que requer o desenvolvimento de um relacionamento que fortalece os colaboradores numa empresa, criando confiança e competência.

Existem quatro dimensões principais para a função de coaching nas empresas:

1. Fornece a Direção

Na empresa esta dimensão envolve a articulação das metas e dos valores do departamento de forma clara e concisa e é especialmente importante na fase de planeamento do ciclo de gestão de desempenho. Quanto mais claras forem as metas do departamento, mais fácil será para os colaboradores traduzi-las nas suas próprias metas individuais. A direção do coaching envolve garantir que os colaboradores mantenham o foco e entendam as prioridades. Os colaboradores também podem precisar de orientação técnica para aprender novas tarefas ou assumir novas atribuições. O gestor, como coach, é responsável por estabelecer os compromissos que levarão os colaboradores a alcançar os resultados.

2. Melhora a Performance

Como coach, o gestor é responsável por criar um ambiente de aprendizagem onde os colaboradores são apoiados para melhorar continuamente e a enfrentar os desafios.

Para que a melhoria contínua ocorra, o coach deve fornecer um ambiente “seguro” para a criatividade e a tomada de decisão. Os erros devem ser vistos como lições aprendidas. Retrocessos são oportunidades de desenvolvimento. Com esse tipo de suporte, o colaborador terá a confiança necessária para atingir o próximo nível de competências.

3. Abre Possibilidades

Um dos objetivos do coaching é desenvolver capacidades para que o colaborador resolva problemas e tome decisões. Isso é feito fazendo as perguntas certas, desafiando o pensamento, oferecendo novas opções, fornecendo informações adicionais que ampliam o entendimento do colaborador ou fornecendo uma nova interpretação para uma situação. Capacita ainda o colaborador a fazer parte do processo de tomada de decisão.

4. Remove Obstáculos

Em alguns casos, o coach pode ter um papel ativo orientando o caminho para o colaborador, confrontando, quando necessário, aquelas pessoas que são obstáculos para o progresso do colaborador ou fornecendo recursos adicionais, se necessário. Noutras ocasiões, o coach atua à medida que o colaborador desenvolve a sua própria estratégia para superar os obstáculos.

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Curso de Coaching

O curso para ser um Coach profissional oferece inúmeros benefícios. O processo trará melhorias em todas as áreas da vida do coachee. Para entender melhor a abrangência do curso, indica-se de seguida algumas das possibilidades de trabalhar as pessoas e as equipas:

  • Ter acesso e controlar estados emocionais poderosos.
  • Identificar e superar problemas, obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais.
  • Superar o medo, a ansiedade e as convicções limitantes.
  • Aumentar o equilíbrio e a harmonia interna.
  • Melhorar o foco, planeamento e a gestão do tempo.
  • Aumentar a percepção, a criatividade e a intuição. 

Saiba mais acerca dos cursos de coaching que oferecemos e como tornar-se um Life Coach Profissional e um Health Coach.

Como tornar-se um coach profissional?

A Yoga Lounge tem o curso de coaching exato para si. Temos a Certificação em Life Coaching Profissional e a Certificação em Health Coaching.

Estes cursos permitem despoletar em si novos skills e ficará apto a conduzir processos de coaching em vários contextos. Saberá também como levar as pessoas ou equipas mais alto no seu desenvolvimento. Melhore as suas competências e ajude outros a irem mais longe.