Coaching

O que é o coaching?

Coaching é uma palavra inglesa que significa “treino”. O profissional que aplica esse treino é o coach e seu cliente é o coachee.

Existem várias definições, uma delas é: “coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo, grupo ou empresa, aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente comprovadas”.

Embora seja muito utilizado nos negócios, diversos outros motivos levam as pessoas a procurar o coaching. Atualmente, existe coaching de liderança, de saúde, de vendas, de carreira, de relacionamentos, e outros.

No processo, o coachee passa por uma fase de autoconhecimento e de mudança dos hábitos e dos pensamentos para atingir os seus objetivos profissionais ou pessoais de forma mais rápida e eficaz. O coaching não é terapia nem consultoria.

Geralmente um processo pode ter de 8 a 12 sessões, em média. As sessões podem ser presenciais ou online. As sessões podem ser individuais, com equipas e empresas.

Coaching O que é, Para Que Serve e Tipos de Coaching

O que faz um Coach?

O coach não é um psicólogo nem um consultor. Utiliza técnicas de coaching cientificamente comprovadas para direcionar os seus clientes a atingirem os objetivos.

O papel do coach é identificar o objetivo do coachee e, a partir daí, traçar um plano de ação com metas específicas a serem cumpridas periodicamente. A cada sessão, o coach deve acompanhar os resultados do coachee, dar feedbacks, propor melhorias e dar tarefas.

Geralmente, os coaches são profissionais independentes. As sessões podem ser realizadas em escritórios próprios ou online.

Quais são os benefícios da formação em coaching?

O curso para ser um Coach oferece inúmeros benefícios. O processo trará melhorias em todas as áreas da vida do coachee. Para entender melhor a abrangência do curso, indica-se de seguida algumas das possibilidades de trabalhar as pessoas e as equipas:

  • Ter acesso e controlar estados emocionais poderosos.
  • Identificar e superar problemas, obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais.
  • Superar o medo, a ansiedade e as convicções limitantes.
  • Aumentar o equilíbrio e a harmonia interna.
  • Melhorar o foco, planeamento e a gestão do tempo.
  • Aumentar a percepção, a criatividade e a intuição. 

Como tornar-se um coach profissional?

A Yoga Lounge tem o curso de coaching exato para si. Temos a Certificação em Life Coaching Profissional e a Certificação em Health Coaching.

Estes cursos permitem despoletar em si novos skills e ficará apto a conduzir processos de coaching em vários contextos. Saberá também como levar as pessoas ou equipas mais alto no seu desenvolvimento. Melhore as suas competências e ajude outros a irem mais longe.