Ansiedade o que é

Ansiedade como controlar: Termos alguma ansiedade é normal. Quando essa ansiedade se altera de forma a interferir com o nosso dia-a-dia então pode transformar-se num problema.

A ansiedade é um estado emocional de aflição, com sentimento de medo ou angústia podendo não existir uma causa aparente de existência de uma ameaça. Caracteriza-se por apreensão e preocupação.

De acordo com Ayurveda, a ansiedade é um sinal de desequilíbrio. A ansiedade, o stress e a tensão prolongados afetam o sistema nervoso e o sistema endócrino, podendo causar muitas complicações a nível físico e mental.

Alguns sintomas de ansiedade mais frequentes são: irritabilidade sem razão aparente, dor de cabeça frequente (geralmente relacionada à tensão), incapacidade de relaxar, alterações hormonais, instabilidade emocional, insónias, palpitações (taquicardia), entre outras.

Na Ayurveda, não se trata a ansiedade propriamente dita, mas o desequilíbrio que a originou. A Ayurveda trata a pessoa, não a doença.

Segundo a Ayurveda a ansiedade é uma consequência de um desequilíbrio Vata. A ansiedade é apenas um dos sinais de desiquilibrio, podendo vir acompanhada de outros, confirmando o diagnóstico: insónias, agitação, cansaço, falta de apetite e impaciência são sinais comportamentais de que a pessoa apresenta desequilíbrio em Vata.

O objetivo de qualquer tipo de terapêutica ayurveda para eliminar a ansiedade é equilibrar o dosha Vata, que por natureza tem qualidades secas e frias.

Ansiedade como controlar

Assim, para controlar a ansiedade de forma resumida, deve submete-se o paciente a uma rotina diária/tratamento com calor e humidade para contrabalançar o agravamento de Vata. Esta rotina/tratamento envolve a alimentação (que atuará através dos sabores indicados para acalmar Vata – doce, ácido e salgado) e a fitoterapia (utilizando-se plantas amornantes (potência quente) e tirando partido das propriedades calmantes também).

Massagem ayurveda

A massagem ayurveda entra também na terapêutica para promover o relaxamento geral do organismo, tranquilizar a mente, promover o sono, entre outros. O Yoga e a meditação são outras duas importantes vertentes para o equilíbrio Vata. Embora de inicio as pessoas com elevado grau de ansiedade, não consigam fazer meditação. É preciso inicialmente que sejam submetidas a um tratamento prévio para diminuir o nível de ansiedade antes de iniciarem a meditação.

Através da análise dos doshas (Vata, Pitta, Kapha) é possível dizer que tipo de pessoa é mais suscetível a desenvolver quadros de ansiedade; as pessoas do tipo Vata têm mais facilidade para ficarem ansiosas. Isto é devido à sua constituição em termos de 5 elementos: Vata é constitido por ar e éter. O dosha com maior probabilidade de desequilibrar é o que domina o organismo. Isto quer dizer que pessoas do tipo Vata predominante (Vata-Pitta ou Vata- Kapha, por exemplo) devem tentar ao máximo manter distância de situações ou experiências que agravem este dosha. Ex: situações de extremo stress, exaustão física, excesso de atividade mental, alcoolismo, fumo, drogas, mudanças repentinas (clima, casa, hábitos), alimentação muito seca, crua e fria, falta de disciplina (horários) na vida diária etc.

Sabemos que os 3 doshas (Vata, Pitta e Kapha) coexistem dentro de nós; mesmo que a pessoa não apresente o Vata predominante na sua constituição, desses três, o Vata é o mais sensível e com maior possibilidade de desequilibrar.

O que as pessoas podem fazer para perceber que estão a entrar num quadro de ansiedade e como evitar?

Devem evitar situações como as descritas acima. Paralelamente podem adotar hábitos alimentares, em primeiro lugar, que acalmem o dosha Vata – alimentos mornos, oleosos, cozidos e com os sabores doce, ácido e salgado preferencialmente. Estes sabores podem ser considerados “ansiolíticos”. Alimentos frios, secos, crus e com sabores picante, amargo e adstringente ajudam a desequilibrar, contribuindo para agravar estados de ansiedade.

Quando de deve procurar auxílio na Ayurveda? 

Mais importante que apenas aliviar temporariamente os sintomas é tratar a raiz do problema. Assim, o momento ideal para procurar auxílio na Ayurveda é quando se está bem. O melhor a fazer é a prevenção!

O nível de ansiedade pode aumentar quando a pessoa é adepta de uma dieta rica em alimentos refinados (particularmente açúcares). O stress mental ou emocional. A ansiedade pode ser corrigida sem recorrer a medicamentos ou às dietas artificiais.

No caso de a sua ansiedade ser alta, ou procure um terapeuta Ayurveda e ele apresentar-lhe-á o melhor plano de alimentação e plantas que o ajudarão a equilibrar mais rapidamente o seu estado.

A Ayurveda oferece um plano simples, coerente e natural às pessoas que procuram um caminho para controlar a ansiedade. Trata-se de um sistema completo de cuidado preventivo da saúde com benefícios comprovados ao longo de milhares dos anos.

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Conheça as 6 dicas da Organização Mundial de Saúde para controlar a ansiedade e o stress.

 

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